Aparador de pelos ou lâmina? Saiba qual usar em cada momento

01 de Julho

Na imagem vemos um jovem do sexo masculino segurando duas opções de barbear, o aparador de pelos e o aparelho com lâminas. Saiba identificar a melhor opção para tornar a sua rotina de cuidados mais simples. (Créditos: Shutterstock)

A sensibilidade em alguns trechos do corpo podem afastar você de um resultado lisinho na pele, tão almejado quando recorremos à depilação. E claro, quando as lâminas causam algum tipo de incômodo quando usadas em partes específicas, precisamos recorrer (ou pelo menos conhecer) outros métodos.

Tudo isso dependerá também de como você deseja manter determinada área. Quando o assunto é a barba, recorremos ao bom e velho aparelho de barbear ou até mesmo ao aparador de pelos. Já para outros locais, é possível fazer o mesmo?

É isso que iremos te contar neste artigo, abordando as necessidades e ferramentas que te auxiliarão a conquistar o efeito esperado. Confira as dicas do Mano a Mano!

Aparador de pelos ou lâmina? Qual método é a melhor escolha?

Muitos homens sofrem com os resultados de uma pele sensível após o barbear ou a depilação. Alguns cuidados prévios podem auxiliar a pele a receber melhor ferramentas como as lâminas, como uma boa esfoliação ou a manutenção da hidratação nos tecidos a serem raspados alguns dias antes da tarefa.

Sabemos que algumas necessidades podem surgir e é possível que em rotinas atribuladas, o cuidado seja deixado um pouco de lado. Nos momentos que pedem a urgência da remoção de pelos em determinados lugares, existem sempre algumas técnicas que ajudam a reduzir possíveis danos.


(Créditos: Shutterstock)

O uso de uma boa espuma de barbear, por exemplo — mesmo para os que desejam raspar os fios de outros trechos de pele que não o rosto —, é uma boa alternativa. Por reduzirem o atrito ao passar das lâminas, o uso do produto evita reações como a temida foliculite, vermelhidão e até mesmo irritações que possam aparecer.

Para facilitar ainda mais o entendimento, vamos abordar algumas áreas comuns em que os homens optam pela remoção dos pelos, oferecendo alternativas para manter sua pele sempre saudável.

Axilas

Em temperaturas mais quentes ou para os que praticam esportes, frequentam academias, piscinas ou praias, a concentração de pelos debaixo dos braços podem causar incômodos. Alguns preferem raspar a área durante o banho com auxílio do sabonete, o que pode resultar em irritações posteriores, principalmente na hora de aplicar o antitranspirante.

A alternativa aqui pode ser incluir o gel ou espuma de barbear e utilizar o aparelho de barbear com lâminas novas ou conservadas, sempre na direção do crescimento dos pelos. Caso a irritação continue presente, é possível recorrer ao aparador de pelos em um pente baixo — que não remove o pelo por completo, mas oferece o corte em um comprimento bem baixo. Ele deixará os pelos bem curtos e diminuirá a chance de ardência e outros problemas.

Peito, costas e barriga

Assim como no caso das axilas, alguns homens optam por depilá-los. Os pelos do peito, costas e barriga costumam ser mais longos e podem incomodar em atrito com tecidos ou entrar em conflito com outras necessidades.

Realizar a remoção com as lâminas é tão fácil quanto o uso do aparador de pelos. Se você costuma realizar a tarefa no banho, buscar por aparelhos que sejam à prova d'água e sem fio é a melhor pedida e muito indicado.

Justamente pelo atrito que essas áreas têm com o tecido de camisetas, camisas e blusas, é comum que a remoção com lâminas cause irritação quando os pelos voltam a crescer, portanto, o aparador pode ser um belo aliado, principalmente quando há a necessidade de remover os fios das costas recorrendo à ajuda de outra pessoa.


(Créditos: Shutterstock)

Regiões íntimas

Quem nunca desejou dar aquela boa limpada nos pelos da virilha e de trechos mais delicados, né? Além de muito higiênico, a remoção dos pelos ajuda e muito no dia a dia. Mas aí surge o dilema: utilizar as lâminas pode ser perigoso?

Nesses locais, o cuidado precisa ser redobrado. São diversos pontos extremamente delicados e irregulares na extensão, e com pele muito sensível, isso pode causar estresses desnecessários.

Ao optar pelas lâminas, tenha sempre um espelho em mãos para facilitar a visualização perfeita de onde você deseja raspar. Usar o gel de barbear auxilia e muito para que você não perca de vista nenhum pelo, principalmente por sua consistência transparente.

Caso deseje fugir de possíveis problemas, o aparador de pelos é bastante seguro e pode tornar seu momento ainda mais simples. Ele facilita o corte de fios que possam estar mais longos, sem dificuldade, e podem entrar em ação sempre que os pelos voltarem a crescer.

Na hora de finalizar, não se esqueça de usar um gel pós depilatório com efeitos calmantes como o aloe vera, lembrando-se sempre de secar bem o local antes da aplicação. Deixe o local respirar sempre que possível, beleza?

Conheça seu corpo, cada pele possui particularidades únicas, portanto, avaliar a melhor ferramenta é o ideal para conquistar bons resultados e uma sensação de leveza que uma boa depilação deve sempre cumprir.



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado