Mau cheiro: raspar as axilas ajuda a reduzir o problema?

03 de Maio

Mau cheiro nas axilas: homem branco, de cabelo loiro escuro, com um dos braços levantados para poder olhar os pelos da região. O mau cheiro nas axilas é provocado por bactérias que vivem na região. (Créditos: Getty Images)

Cuidar das axilas tem deixado de ser um tabu nos dias de hoje para muitos homens. Prova disso é que cada vez mais buscamos entender melhor as diferenças entre desodorantes e antitranspirantes, entre aparar ou depilar os pelos da região, entre outras. 

Uma dúvida também é bem comum: raspar as axilas diminui o mau cheiro? O Mano a Mano vai te ajudar a responder essa sua última pergunta!

Manter a região com os pelos raspados pode facilitar a higiene e evitar o mau cheiro

Na região das axilas, a presença dos pelos têm a função de minimizar o atrito causado pelos movimentos do braço. No entanto, por outro lado, a presença deles, quando são muito numerosos e grossos, pode dificultar a higiene da região, fator que pode desencadear o mau cheiro. 

Aliás, o suor, em si, não é o responsável por causar cheiros ruins na área das axilas, mas as bactérias que degradam as substâncias dele, sim. Por isso, para evitar o acúmulo do sebo, você pode manter suas axilas raspadas, utilizando, para isso, aparelhos de barbear que estejam com lâminas novas. Lembre-se de tomar um banho morno para abrir os poros e utilizar gel, espuma ou creme de barbear para facilitar a raspagem dos pelos. 

Depois de enxaguar a região, aposte em um hidratante ou produto pós-barba destinados a peles sensíveis, assim você evita problemas como coceira e vermelhidão após ter raspado os fios.

Pessoas que suam muito devem apostar no uso de desodorantes antitranspirantes

Homens que suam demais devem considerar tomar outras medidas para diminuir o mau cheiro nas axilas, além de manter os pelos dessa parte aparados e até raspados, de preferência. 

Visto que as bactérias das axilas são as responsáveis por causar o mau cheiro nesta área do corpo, produtos e medidas que controlem a produção de suor são recomendados para evitar o problema. 

Assim, uma das alternativas mais simples é apostar no uso de desodorantes antitranspirantes. Estes produtos, em geral, são acessíveis e costumam vir sob o veículo spray, bastando pressionar a tampa da embalagem para que o produto seja pulverizado sobre as axilas. 

Eles são mais eficazes que os desodorantes em roll on, já que estes apenas mascaram o mau odor nas axilas, sem ter poder de controle sobre a produção do suor.

Já os antitranspirantes agem de forma a bloquear a saída do suor para a pele e, quando também são desodorantes, têm maior eficácia no combate ao cheiro ruim característico das axilas. 

Aliás, utilizar desodorantes antitranspirantes de noite, antes de dormir, vai fazer com que o produto aja por mais tempo, tampando os canais que levam o suor até a pele, estabelecendo assim um maior controle sobre o suor produzido, deixando a região seca e cheirosa.

Lave as axilas todos os dias, com sabonetes antibacterianos e use roupas de tecidos naturais

Outra dica que pode ajudar a evitar o surgimento do mau cheiro nas axilas é lavar a região todos os dias com sabonete antibacteriano. Como você já sabe, as bactérias causam o mau odor nesta área e, ao impedir que elas se proliferam, você também garante que o mau cheiro diminua. 

O uso de roupas feitas de tecidos naturais, como o algodão, também permitem que a pele respire melhor, com isso, dificilmente você vai ficar com mau cheiro nas axilas.



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado