Depilação masculina: qual é a frequência ideal para fazer?

22 de Setembro

Depilação masculina: sentado numa banheira, homem branco, de cabelo e barba grisalhos, apara os pelos da perna com um aparelho de barbear elétrico. O tempo para repetir a depilação pode variar para cada método disponível. (Créditos: Getty Images)

Uma dúvida muito frequente em homens é sobre depilação. Tem quem prefira deixar os pelos mais naturais, tem que prefira aparar e manter o aspecto peludo e tem quem prefira depilar tudo. Gosto é gosto, e todos os estilos têm prós e contras.

Quem opta por sempre se manter depilado enfrenta uma outra dúvida: de quanto em quanto tempo realizar a depilação?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender que o crescimento dos pelos do corpo dependem de uma série de fatores, sendo o principal deles a genética. A frequência com a qual você tem que se depilar depende do quanto de pelos você tem e o quão rápidos eles crescem.

Como esse fator é algo incontrolável, existem várias técnicas de depilação que alteram um pouco esse tempo. Essas técnicas agem na retirada do fio pela raiz, o que enfraquece o pelo e proporcionar o prolongamento do processo de crescimento, fazendo com que você tenha que se depilar menos vezes.

Ainda assim, o período em que você precisa se depilar varia muito. Dependendo de como seu metabolismo funciona, pode ser de vinte dias a um mês e meio. 

O ideal é entender como funciona cada tipo de depilação. Só assim você entende quantos dias esses processos duram e entende a variação que seu próprio corpo proporciona na depilação masculina. Afinal, praticidade na hora de fazer a depilação masculina é tudo. Vamos aos tipos, então!

Depilação com cera

Famosa por ser o tipo que teoricamente dói nos homens (o que nem sempre é verdade), a depilação com cera tem excelentes resultados porque tira fio pela raiz, o que enfraquece o pelo. Logo, o corpo precisa produzir um novo fio, fazendo com que o crescimento seja bem demorado.

O período da duração da depilação com cera chega a ser de até 25 dias na maioria dos homens. Variações por causa do metabolismo podem acontecer: tem quem precise se depilar com 20 dias, e tem quem precisa se depilar apenas com um mês. 

Depilação com lâmina

Essa aí é fácil: a depilação que você faz com a lâmina de barbear dura cerca de dois dias, porque ela age apenas na superfície do pelo. É como cortar uma planta que cresce todos os dias: você corta apenas a parte mais superficial e a base, o que sustenta o crescimento, continua.

Depilação com creme depilatório

Também feita com a lâmina, a diferença desse tipo de depilação pra uma depilação masculina normal é que o creme tem uma substância química responsável por quebrar a estrutura do fio até que ele seja destruído. Isso deixa a superfície da pele toda lisa e permite uma maior penetração da lâmina no fio.

Os resultados são melhores que a depilação masculina tradicional: duram de três a cinco dias.

Depilação com linha

Pouco usual nos homens, a depilação com linha é feita com uma costura 100% algodão que arranca o pelo pela raiz. A costura é tão eficiente que tira os pelos bem fininhos, difíceis de serem removidos, por isso mesmo, é muito comum em pelos das regiões pubianas nas mulheres.

Os resultados do procedimento tendem a durar muito: cerca de 30 a 40 dias.

Fotodepilação

A fotodepilação, assim como o laser, usa de luz para matar e inibir as regiões de crescimento dos pelos. De todos os procedimentos, é o que tem uma duração mais inexata: há casos que os pelos demoram anos para voltar a crescer, há casos que não crescem mais e há casos que voltam em meses. Depende demais do metabolismo da pessoa.

Esse método elimina cerca de 80% dos pelos de forma definitiva, e em alguns casos, eles voltam a crescer. É importante um acompanhamento médico.

Você já fez algum tipo de depilação dos citados acima?

Vale a pena experimentar alguns tipos onde a frequência é menor, caso você queira algo mais duradouro.

Agora, se prefere deixar os pelos mais aparados, a frequência ideal é de três em três dias dar aquela aparada nas regiões que mais te incomodam.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe os outros textos do Mano a Mano e fique por dentro de tudo do universo masculino.



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado