3 dicas para ter uma vida organizada

06 de Dezembro

Vida organizada: homem negro jovem sorri ao escrever em um caderno. Os benefícios de manter uma vida e uma rotina mais organizada podem ser muitos. (Créditos: Getty Images)

Rainha da organização, Marie Kondo caiu no gosto popular no início de 2019, quando a série Ordem na Casa foi lançada pela Netflix. O motivo? A forma leve e simples com que a especialista ensina a organizar a casa dos participantes durante o programa.

Mais recentemente, o canal de streaming anunciou a estreia de um novo reality com a guru da organização: o Magia do Dia a Dia. Nele, os ensinamentos de Marie vão além — e prometem revelar os truques para uma vida organizada dentro e fora de casa.

E o assunto não poderia ser mais atual. Afinal, em um mundo cada vez mais acelerado (onde nos sentimos literalmente "engolidos" pelas mil e uma tarefas do dia a dia) quem não quer ter a vida mais organizada?

Pensando nisso, nós listamos abaixo três dicas simples (algumas delas inspiradas nos ensinamentos da própria Marie Kondo) para você aplicar na sua rotina. Confira!

Vida organizada: três passos que vão te ajudar a chegar lá

1. Faça uma lista de tarefas

Um dos primeiros conselhos que vêm à mente quando o assunto é "organização" é, sem dúvidas, montar uma lista de tarefas.

Não apenas porque está comprovado cientificamente que escrever seus objetivos aumenta as chances de alcançá-los (quem não gosta da sensação de riscar itens de uma lista enorme de "coisas para fazer" que atire a primeira pedra!), mas principalmente porque esta é uma das melhores maneiras de definir prioridades e manter a rotina organizada. 

Você pode montar listas diárias, semanais ou mensais, mas o importante é sempre anotar as tarefas em nível decrescente de importância (ou seja, da mais urgente para as menos importantes) e nunca começar a realização de uma nova tarefa sem antes ter finalizado a anterior.

Assim, caso não consiga realizar um dos itens ao final do período estipulado, poderá realocá-los para o dia, semana ou mês seguinte sem grandes prejuízos.

2. Mantenha hábitos saudáveis

Além de prevenir contra doenças e trazer mais bem estar para o seu dia a dia, a prática diária de exercícios também é uma etapa importante do processo de organização. Pelo menos é o que diz Marie Kondo, em seu best seller A Mágica da Arrumação.

Segundo a autora, amar e cuidar do corpo e da mente é tão importante quanto arrumar a casa quando o assunto é organização. Isso porque, de acordo com ela, a "organização do exterior está diretamente relacionada à organização interior".

Por isso, se o seu objetivo é levar a vida de maneira mais organizada, não deixe de separar um momento do seu dia para a prática de exercícios físicos.

Se quiser ir além, procure aderir à prática da meditação também! Especialistas afirmam que mesmo 5 minutos diários da prática já podem trazer inúmeros benefícios para a nossa mente.

3. Faça da tecnologia sua aliada

Nós já falamos aqui no blog sobre como as medidas de isolamento e restrição de circulação causadas pela pandemia contribuíram para nos tornar ainda mais dependentes da tecnologia nos últimos tempos. E sobre como estabelecer limites para o seu uso no dia a dia pode ser benéfico para ter uma vida mais organizada e produtiva.

Nesse sentido, desativar as notificações durante o horário comercial e não mexer no celular antes de dormir são boas dicas para quem busca mais organização no dia a dia.

Outra forma de usar a tecnologia como aliada para uma vida organizada é abusar dos aplicativos de planejamento e organização. A maioria deles está disponível tanto para celular quanto para desktop!

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog do Mano a Mano. Sempre compartilhamos conteúdos relevantes para melhorar o seu dia a dia por aqui!



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado