6 mitos que você já ouviu sobre a depilação com lâmina

30 de Setembro

depilação com lâmina: Homem branco com um bigode fazendo a barba. Ele posa pra câmera num fundo azul segurando um barbeador. Demistifique a depilação com lâmina (Créditos: Getty Images)

Além do auxílio para manter a barba feita, a lâmina faz parte da rotina de depilação corporal dos homens que optam por esse cuidado. Por serem práticas, simples de usar e oferecerem um resultado satisfatório, a depilação com lâmina é a mais pedida para eliminar os pelos indesejados de forma rápida e eficaz.

Mas quantos de nós já não ouviu frases negativas relacionadas ao uso dessa ferramenta de remoção dos fios, não é? Se você precisa de respostas, nós da Mano a Mano trazemos à você! Vamos desmitificar esses papos e aprender a usar as lâminas da melhor forma juntos?

A pele não precisa de cuidados antes e depois de utilizar a lâmina

Engana-se quem pensa que a pele não precisa de preparação para receber a lâmina e cuidados após a depilação. Essa atenção que irá determinar o sucesso da sua remoção e o conforto da sua pele após raspar-se. Invista na esfoliação da área a ser depilada e em hidratantes que forneçam um toque macio para manter a pele saudável no after.

O uso da lâmina escurece a pele

Aqui temos mais um mito. O uso das lâminas não escurece a pele – o que poderá causar este problema é o mau uso delas. Se a pele não estiver preparada adequadamente para o deslizar do aparelho, você sofrerá irritações posteriores, como alergias ou foliculite (nome dado à inflamação dos folículos onde os pelos crescem), causando assim possíveis manchas quando não tratados.

Lâminas não possuem prazo de validade ou descarte

Os fios das lâminas perdem sua eficácia de acordo com o uso, o cuidado, o armazenamento e a área do corpo que você costuma depilar. Quando utilizadas em áreas maiores do corpo, com mais pelos, elas tendem a perder o corte com mais rapidez. Aconselhamos que você mantenha seu aparelho limpo e esterilizado após cada uso, em locais secos e arejados. Ao perceber qualquer problema, descarte-os. Lâminas ineficientes podem causar irritações à sua pele.

Remover os pelos com lâmina não é um método eficiente

Muitos acham que por crescerem mais depressa, remover os pelos com lâmina não é um método eficaz de se depilar. É natural que os fios voltem a crescer mais rápido  – comparado a outros métodos – já que não removemos a sua raiz. Porém, é um dos métodos mais rápidos, baratos, indolores e que trazem bons resultados.

A depilação com lâmina deixa os pelos mais grossos

Talvez esse seja o mito mais propagado, mas é muito fácil explicar porque temos essa sensação. Ao rasparmos o pelo, não estamos removendo-o pela raiz – na verdade estamos cortando sua extensão. Quando eles voltam a ultrapassar a camada da pele, não temos a ponta inicial do fio, e sim parte de sua estrutura, sendo assim, quando passamos a mão na pele temos a sensação de que o pelo, antes fino, agora encontra-se grosso.

Não é indicado passar a lâmina mais de uma vez no mesmo local

Caso esteja determinado a conseguir uma depilação mais rente, talvez seja necessário passar a lâmina mais de uma vez em determinadas áreas do corpo. Isso porque em alguns trechos os pelos tendem a crescer em diferentes direções. Para esses locais, sugerimos que você repita o movimento em pelo menos três sentidos: de baixo para cima, de cima para baixo e do lado de dentro para fora. Isso garante que independente da direção que o fio nasce, será removido com exatidão.

Cuidados importantes para a pele ao se depilar com lâmina

Alguns cuidados são imprescindíveis quando se trata de depilar o nosso corpo. Os métodos podem ser indelicados à pele, causando possíveis incômodos durante ou após o procedimento – mas nada que um pouquinho de atenção antes e depois não resolvam.

Antes de se depilar com a lâmina, prepare sua pele. Faça uma breve esfoliação na área que deseja raspar. A esfoliação irá auxiliar na remoção de tecidos mortos, preparando uma pele macia e hidratada para que sua depilação seja tranquila. 

Já para que a pele permaneça saudável depois de se depilar, sugerimos cuidados simples e o uso de produtos que auxiliem na hidratação da pele. Cremes hidratantes com efeitos calmantes e produtos naturais são boas opções para tranquilizar a pele e os poros após a remoção dos pelos. 
 
Até a próxima!

 

Por: Izabel Ermida



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado