Espuma de barbear: conheça os benefícios

29 de Setembro

Homem negro pressiona com uma das mãos uma embalagem de espuma de barbear Gillette e aplica na palma de sua outra mão. Espuma de barbear ajuda no melhor desempenho do barbear. (Créditos: Getty Images)

Levantar todos os dias para fazer a barba pode ser um ritual bem mais rápido e prático para os homens, principalmente os de pele mais sensível, com o uso de uma espuma de barbear. Isso porque ela possui, em sua composição, substâncias cicatrizantes que protegem e acalmam a pele.

Mais espessa, a espuma proporciona um barbear mais rente, preciso, e facilita o corte dos pelos. O produto é ótimo para homens que têm barba cerrada, pele seca ou pelos mais grossos, já que ajuda a amolecer os fios e reduz o atrito da lâmina de barbear sobre o rosto.

Se quiser saber mais sobre a espuma de barbear e suas vantagens, continue a leitura. Neste artigo, o Mano a Mano fala sobre os principais benefícios e traz um passo a passo para você realizar um barbear perfeito com espuma de  barbear. Interessou? Só vem! 

Qual é a diferença entre espuma de barbear e gel?

Muitos homens ficam em dúvida entre a espuma de barbear e o gel quando pensam em escolher um produto para fazer a barba. A real é que a espuma é mais indicada para a pele seca, pois ajuda na hidratação da pele.

O gel, por sua vez, é recomendado para os homens de pele oleosa, já que esse produto não estimula a produção de sebo e absorve com maior intensidade o excesso de oleosidade da pele masculina. 

Devo esperar a espuma de barbear agir para fazer efeito?

A resposta é sim! Ao utilizar a espuma de barbear, o ideal é esperar três minutos para que o produto possa agir na pele. Se possível, use um pincel para espalhar o produto pelo rosto. Ele irá levantar os fios da barba, lubrificar melhor a pele e facilitar o corte da lâmina de barbear.

Uma dica que também pode contribuir nessa hora é se barbear logo após um banho com água morna, pois é um momento em que os poros estão abertos e os pelos podem ser removidos mais facilmente. 

Sete dicas para um barbear perfeito:


1. Aparar a barba 

Dependendo do tamanho dos fios, é melhor cortá-los para não entupir as lâminas do aparelho de barbear. Assim, você ganha tempo e facilita o corte dos fios.

2. Lavar o rosto com água quente

Antes de começar a fazer a barba, lave o rosto com água quente para abrir os poros e amolecer os fios. Isso vai ajudar a ter um barbear mais rente e diminuir a chance de irritações na pele.

3. Não fazer a barba com o rosto seco

Isso pode causar irritação e provocar cortes com a lâmina. Sempre passe a espuma de barbear por cima dos pelos a serem removidos, já que o produto facilita o deslize do barbeador.

4. Faça movimentos circulares

Com um pincel para barba, faça movimentos circulares para espalhar a espuma de barbear sobre toda a área desejada para levantar os fios e abrir ainda mais os poros.

5. Esticar a pele do rosto 

Para evitar ferimentos durante o deslize da lâmina e ter mais precisão na hora de se barbear, lembre-se de sempre esticar a pele, com uma das mãos, enquanto passa a lâmina com a outra.

6. Raspar os pelos no sentido em que eles crescem

É verdade que passar a lâmina no sentido contrário dos pelos ajuda a ter um barbear mais rente, mas isso pode causar irritações na pele e provocar pelos encravados no rosto. Se quiser um barbear mais seguro, raspe os pelos no sentido de crescimento deles.

7. Usar aparelhos de barbear em boas condições

Com o tempo, o barbeador pode ficar desgastado, agarrar nos pelos e causar danos à pele. Para evitar isso, use, de preferência, aparelhos novos. Mas caso só tenha um usado, certifique-se de que ele está bem higienizado e ainda tem bom corte.

Curtiu esse artigo sobre as vantagens da espuma de barbear para a sua rotina de cuidado? Fique ligado no Mano a Mano. Temos dicas sobre barba, cabelo e uma série de outros temas ligados à autoestima e bem estar masculino. Para vê-los, é só navegar.

Obrigado pela leitura, e até a próxima! 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado