4 dicas para evitar problemas na sua região íntima

30 de Novembro

Homem conferindo a região íntima. Escolha modelos de cueca que proporcionem conforto e permita maior circulação de ar no seu corpo. (Créditos: Getty Images)

Cuidar dos órgãos genitais é papo sério. Se nós, homens, estamos cada vez mais preocupados com a nossa imagem, estilo e futuro, tendo ou não uma rotina de cuidados masculinos, precisamos ter mais atenção com a região íntima.

É comum que coceiras aleatórias ou um incômodo incomum na hora de urinar passe batido caso seja um caso isolado, mas a falta de atenção a essa parte do corpo pode gerar doenças graves, algumas sem tratamento e outras transmissíveis.

Não queremos adoecer por besteira, certo? Fora isso, imagina que triste ter problemas irreversíveis em órgãos vitais — e que ainda podem ser fonte de prazer! E para te livrar dessa possibilidade, listamos 4 dicas de higiene masculina para ajudar a evitar doenças e fungos no pênis e em outras partes da região íntima.

Confia que a gente pesquisou muito sobre o tema, se liga:

1. Lave corretamente a sua região íntima

Muitos homens acham que apenas o uso da água é capaz de higienizar o pênis, mas convenhamos, se isso não resolve nem o odor ao longo do dia, quem dirá fazer uma limpeza profunda. O sabão é indispensável, beleza?

Procure fazer espuma em suas mãos e depois passe no órgão genital, evitando aplicar o sabonete diretamente no pênis. Prefira um sabonete suave e sem perfume, porque alguns ingredientes e fragrâncias podem causar irritação na área. Irritação causa coceira, coceira pode machucar a pele. Pele machucada pode inflamar. Enfim, melhor evitar.

A limpeza deve ser feita por toda a extensão, ou seja, comece puxando com cuidado o prepúcio até o aparecimento total da glande e passe água com espuma sobre a pele, até sair toda a camada de gordura acumulada.

Depois disso, foque em limpar toda a região genital, sem deixar nenhuma parte sem espuma. Enxague em abundância. E atenção para a dica: lave o pênis antes e depois do sexo, isso vai ser mais agradável para quem te acompanhar na aventura e ainda ajuda a tirar o lubrificante da camisinha que fica misturado ao sêmen. Além de, é claro, diminuir a probabilidade de infecção urinária.

2. Mantenha a região íntima seca

Não secar bem a região íntima é um erro que muitos de nós cometemos, mas que não podemos repetir. Deixar a área úmida é o cenário ideal para a proliferação de fungos, germes e bactérias.

Após o banho, seque com atenção e passe por toda a extensão dessa região. O ideal é sempre enxugar o pênis após urinar com papel higiênico, para evitar infecções e até mesmo odores. Vestir roupas úmidas ou ficar muito tempo com roupa molhada também é uma péssima ideia, portanto, evite.

3. Cuide das suas cuecas

Roupas íntimas devem ser usadas uma única vez, lavando sempre após o uso. É fundamental nunca repetir e trocar no mínimo uma vez por dia. Além disso, tente não deixar acumular no cesto de roupa, porque as secreções e resíduos — que às vezes nem percebemos nessas peças — podem contaminar outras roupas, causando mau cheiro e facilitando o surgimento de fungos.

Preste atenção também no material das suas cuecas. As melhores opções são as feitas de algodão porque absorvem melhor o suor do corpo. Cuecas feitas de tecido modal ou microfibra também são muito indicadas.

Dica importante: nunca use cuecas apertadas. Elas dificultam a transpiração e isso pode gerar odores. Já as opções samba-canção ou boxer são mais confortáveis e permitem uma maior circulação de ar. Experimente e você não vai se arrepender!



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado