Pelos na barriga: saiba como depilar usando lâmina de barbear

17 de Novembro

Homem branco com pelos na barriga utiliza um aparelho de barbear para raspá-la. Saiba como raspar os pelos da região da forma correta, obtendo uma pele saudável. (Créditos: Getty Images)

A maioria de nós, homens, temos pelos na barriga, e isso ocorre por conta da testosterona. A produção desse hormônio ainda na pré-adolescência — bem no estilo ‘Monstro dos Hormônios’, da série de animação Big Mouth, sabe? — é o que faz a barba acontecer. Depois, os pelos engrossam e se espalham pelo nosso corpo, crescendo até mesmo em lugares que às vezes não gostamos.

Seja por motivos estéticos, para exibir os músculos, para facilitar a hora do banho, por uma sensação de pele lisinha ou por outros motivos, alguns de nós decidem depilar o abdômen, com creme para depilação, cera quente e muitas vezes com a boa e velha lâmina de barbear.

E como o grooming, que não deixa de ser um sinal de vaidade masculina, tem sido sinônimo de autocuidado e estilo, é fundamental conhecer as ferramentas adequadas e o jeito certo de realizar o processo.

É mesmo uma boa ideia depilar os pelos na barriga e outras partes do corpo com lâmina de barbear? Criamos um passo-a-passo infalível para que você raspe os pelos com eficiência e sem cortes. Confira!

Antes de raspar os pelos, cuidado!

É bem provável que você já esteja fazendo essa etapa do jeito certo — mesmo sem saber. Antes de começar o processo de depilação, tome um banho de temperatura morna a quente para amolecer os fios e a camada superficial da pele. Isso vai ajudar a deslizar mais facilmente a lâmina de barbear na barriga.

Invista em um gel ou espuma de barbear

Além de amaciar os pelos, esses produtos reduzem o atrito da lâmina com a pele, reduzindo as chances de cortes, o que torna todo o processo mais ágil e seguro.

Paciência é fundamental na hora de se depilar

Como os pelos da barriga crescem em todas as direções possíveis, é importante ir com calma ao raspar os fios. Tome o tempo que for preciso e faça a depilação no seu ritmo e com atenção.

Para ter ainda mais controle dessa etapa, utilize o auxílio de uma das mãos para segurar para cima o trecho de pele, e então passe a lâmina com a outra mão — de baixo para cima, na maioria das vezes. Isso ajuda a evitar os cortes e permite maior precisão para eliminar os pelos.

A espuma de barbear também ajuda nesta etapa, porque você precisa se preocupar menos com a direção do pelo ou com cortes, como mencionamos ali em cima.

Para finalizar, enxágue a região com água mais gelada

Esse passo auxilia no fechamento dos poros e retira as hastes de pelos que ficam depois da raspagem. Isso impede que a pele fique irritada, avermelhada e coçando.

Use e abuse do hidratante corporal

A pele raspada precisa de hidratação para que a camada mais superficial e protetora da pele se regenere corretamente. Por isso, outra dica importante é evitar sabonetes que tenham ação esfoliante ou adstringente. Prefira os de glicerina ou hidratantes nesses três primeiros dias.

Evite sol e álcool na pele depilada

Nos três dias após a raspagem, evite a exposição solar da área depilada e não aplique produtos que contenham álcool em sua composição. Pegar sol neste período em que a pele está sensível pode manchá-la, causando hiperpigmentação. Já o álcool é responsável por secar a pele, que é exatamente o oposto do que uma pele depilada ou raspada precisa.

Seguindo esses passos, a sua depilação vai durar ainda mais, pode acreditar. ;)



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado