Foliculite no rosto: dicas para acabar de vez com o problema

20 de Setembro

Homem branco adulto, de cabelos castanhos claros, posa para foto de perfil com uma das mãos sobre a foliculite no rosto. A foliculite no rosto é uma infecção que pode ser evitada com certos cuidados ao fazer a barba. (Créditos: Getty Images)

Se você já teve problemas com bolinhas avermelhadas logo depois de fazer a barba, bem-vindo ao clube. A foliculite no rosto — conhecida também como pseudofoliculite da barba ou sicose da barba — é comum na vida dos homens. Mas pode causar muito incômodo se não for bem tratada.

Basicamente, a foliculite nada mais é do que uma inflamação de um folículo piloso, que é a estrutura de onde crescem os pelos. Ela pode ser causada por uma série de fatores, que vão desde infecções por bactérias, vírus e fungos, até pelo encravados e a depilação inadequada com lâmina de barbear.

A boa notícia é que, com alguns cuidados bem simples no dia a dia, a foliculite no rosto pode ser prevenida. E se você quer se ver livre desse mal o quanto antes, conferir as dicas que o Mano a Mano traz neste artigo é uma ótima ideia. Bora?

Quando devo me preocupar com a foliculite no rosto?   

A primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de foliculite: a superficial e a profunda. A primeira delas atinge apenas a parte superior do folículo e raramente se torna grave, apesar de causar irritação, coceira e bolinhas similares a espinhas na pele. Na maioria dos casos, se cura sozinha.

Mas quando ela atinge a parte inferior da pele, a coisa muda de figura. Se o tratamento não for rápido, o risco de desenvolver furúnculos aumenta. Então, se você notar vermelhidão, lesões com pus amarelado no meio, dores e sensibilidade após se barbear, pode ser um caso de foliculite profunda. 

Ao menor sinal desses sintomas, lembre-se: consultar um dermatologista é uma atitude sábia, já que é esse profissional que te ajudará a encontrar o melhor tratamento para o quadro de foliculite no rosto que você apresenta.

E como prevenir a foliculite no rosto? 

Existem alguns caminhos para isso. Alguns deles envolvem cuidados gerais com a pele, e outros boas práticas relacionadas principalmente com o ato de se barbear (que é uma das principais causas para o surgimento da foliculite no rosto). Quer conhecer as duas estratégias de prevenção? Só vem.

Cuidados com a pele para evitar a foliculite no rosto

Se você não quer sofrer mais com a foliculite, o primeiro passo é ter uma pele bem cuidada. E para te ajudar nisso, separamos algumas dicas que você pode conferir logo abaixo.

1. Manter a pele sempre hidratada 

Uma pele ressecada é praticamente um convite para a foliculite no rosto (ou qualquer outra parte do corpo). Portanto, lembre-se de beber bastante água todos os dias e utilize, se possível, hidratantes faciais e corporais, pois eles ajudam a repor os nutrientes que a pele precisa para ficar macia e protegida.

2. Cuidado com o uso excessivo de sabonetes antissépticos 

Apesar de serem ótimos para destruir diversas bactérias, seu uso em excesso pode acabar matando também algumas que são importantes para a proteção da pele. Além disso, outro efeito adverso é o ressecamento que esse tipo de produto pode causar. Então, se for usar, a moderação é fundamental.

3. Se puder, esfolie a pele regularmente

Os esfoliantes ajudam a remover as células mortas, renovar a pele, e são ótimos para promover a desobstrução dos poros. Assim, além de deixarem a pele mais macia e bonita, eles aumentam a absorção de outros produtos, como os hidratantes, e evitam os pelos encravados. 

E o que posso fazer para evitar a foliculite no rosto ao me barbear?

Para começar, vale a pena saber de uma coisa: se você já fez de tudo e a foliculite no rosto ainda te perturba sempre que você faz a barba com lâmina ou navalha, pode ser interessante começar a usar um aparador de pelos elétrico, já que eles cortam mais superficialmente e agridem menos a pele. 

Mas se você preferir a lâmina, tudo bem. O Mano a Mano tem algumas dicas que podem te ajudar a fazer um barbear mais suave com esse instrumento para evitar a foliculite no rosto:

1. Colocar uma toalha quente em cima da barba antes de se barbear

Essa dica é tão antiga e eficiente quanto os barbeiros que a popularizaram. O calor da toalha sobre o rosto é tiro e queda para abrir os poros, deixar os pelos mais macios e facilitar o corte da barba com lâmina ou navalha. 

Mas cuidado: a temperatura não pode estar muito alta e a toalha deve ficar cerca de apenas um minuto sobre a barba, a fim de evitar queimaduras.

2. Utilizar uma boa lâmina de barbear 

Muitas pessoas têm o costume de reutilizar a lâmina de barbear. E não há problema, desde que o aparelho tenha fio e seja guardado longe de umidade. Caso você esqueça dessas boas práticas, as chances de provocar cortes na pele, e se infectar com bactérias e fungos, são bem maiores.  

3. Usar creme, gel ou espuma de barbear

Eles hidratam, protegem e amolecem os fios e são essenciais para um barbear bem feito e sem irritações. Ao permitirem um deslizamento melhor da lâmina, a espuma, o gel e o creme de barbear reduzem significativamente o atrito entre a lâmina, os pelos e a pele. 

Assim, é mais difícil de se cortar durante o barbear e, consequentemente, o risco de ter uma infecção que causa a foliculite no rosto também diminui. 

4. Aplicar uma loção pós-barba ou lavar o rosto com água fria

Depois de abrir os poros do rosto para fazer a barba, também é recomendável fechá-los. Para isso, uma das melhores opções é utilizar uma loção pós-barba, que ajuda a proteger a sua pele contra a entrada de bactérias e fungos dentro dos seus folículos pilosos. Se preferir, também é possível obter um efeito semelhante lavando o rosto com água fria logo após se barbear. 

Depois dessas dicas, é hora de dar tchau para a foliculite no rosto

A gente sabe que, vez ou outra, esse problema vai voltar a aparecer. Mas se você seguir as recomendações do Mano a Mano à risca, a probabilidade será muito menor. E cá entre nós: é bem mais prático tomar esses cuidados do que ter que lidar com infecções sérias que podem prejudicar até mesmo o crescimento dos pelos da barba.

Então, bora se cuidar para ficar sempre com a pele bem saudável e bonita. Do jeito que manda o figurino. Curtiu esse conteúdo? Aqui no Mano a Mano a gente tem vários artigos que falam de bem estar, saúde e beleza masculina. Se quiser dar uma lida, é só navegar no nosso site.

Obrigado pela leitura, e até próxima! 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado