Barba de respeito: conheça 10 mitos e verdades sobre o barbear

27 de Julho

Barba de respeito: homem com barba bem aparada sorri ao se olhar no espelho. Venha descobrir alguns mitos e verdades sobre a barba. (Créditos: Shutterstock)

Quem não deseja ostentar uma barba de respeito? Desde que os primeiros fios começam a despontar no rosto jovem, o sonho de uma bela barba preenchida e saudável costuma ser o foco, e isso não muda com o tempo.

E desde mais novos, costumamos ouvir conselhos e pitacos, seja sobre o crescimento dos pelos, manutenção e até sobre assuntos relacionados à remoção deles do rosto. Muitos de nós cresceram com alguns achismos que levamos como verdade, e que muitas vezes atrapalham no cuidado ou na boa aparência da barba.

Para esclarecer dúvidas e separar as verdades dos mitos, preparamos um artigo bem detalhado sobre o tema. Chegou a hora de deixar alguns papos pra lá e focar no que realmente importa: cultivar uma barba de respeito. Confira!

Conheça 10 mitos e verdades sobre o barbear

1. O crescimento da barba está associado a fatores genéticos

Verdade! Assim como as razões que determinam os traços do nosso rosto, texturas e cores dos pelos, a genética é a principal responsável pela presença deles no nosso corpo — e isso pode ser relacionado aos genes maternos e paternos. Essa herança irá determinar também a espessura dos fios, volume e força de crescimento.

2. Raspar a barba com frequência faz com que os pelos cresçam mais grossos

Esse é um dos papos mais comuns, mas não passa de um mito! Quando raspamos a barba, temos a sensação de que os fios estão mais grossos quando crescem, mas isso só acontece porque o pelo não é removido por completo, e sim cortado. Pense que o fio possui sua base mais volumosa, que chamamos de raiz, a estrutura dele vai se afinando até chegar à ponta, que é o que vemos quando a barba está mais longa. Quando cortamos, passamos a sentir uma parte mais grossa do que a anterior ao alisar o rosto, e está aí o motivo de acharmos que os fios engrossam.

3. A barba cresce mais rápido em períodos quentes

Verdade! O fator climático auxilia sim no crescimento da barba. Em temperaturas mais quentes, os vasos sanguíneos se dilatam e favorecem a rápida circulação de sangue, irrigando os folículos pilosos que são os grandes responsáveis pelo crescimento dos pelos.

4. Lâminas de barbear novas causam cortes ao rosto

Isso não passa de um mito! Na verdade, lâminas velhas ou danificadas são um risco para a pele. Quando a linha de corte está gasta, a sensação é de que o intervalo entre as lâminas puxam os pelos ou mastigam o corte. A necessidade de diversas passadas para a remoção, também favorecem a irritação e possivelmente os cortes. Com lâminas novas, o barbear se torna mais suave, sem necessidade de pressão ou mais passadas para a devida retirada dos fios.


(Créditos: Igor Rodrigues e Unsplash)

5. A higienização da barba com água e sabonete é o suficiente

Mito! Assim como os sabonetes não servem para a devida higienização dos cabelos, o mesmo não oferece um cuidado ideal com a barba. A pele do corpo e a do rosto são bem diferentes. O rosto conta com um tecido sensível, assim como os pelos da barba, que podem ressecar com o uso do sabonete comum. Existem diversas opções de produtos que oferecem o cuidado certeiro com os fios do rosto, favorecendo uma aparência saudável e equilibrada. Shampoos próprios, assim como hidratantes especiais, deixam a pele e a barba devidamente limpa e muito mais bonita.

6. Fazer a barba durante o banho é muito mais confortável

Verdade! Com o auxílio da água morna, os pelos ficam mais macios, assim como a pele. Favorecendo o deslizar das lâminas, o vapor também ajuda na dilatação dos poros, para um corte mais confortável e rente. Mas vale lembrar: o uso de uma boa espuma de barbear não deve ser deixado de lado, já que evitam o atrito e não ressecam a pele como o sabonete comum.

7. As lâminas de barbear devem ser substituídas toda semana

Isso depende. Todo aparelho de barbear possui uma vida útil, que costuma ser indicada em sua embalagem. A qualidade das lâminas também é um fator determinante, assim como os cuidados ao utilizá-la. O que irá indicar a necessidade de troca é a frequência em que é usada, o seu armazenamento e higienização. Com lâminas limpas após a tarefa, guardadas longe de umidade e livres de impurezas, é muito provável que sejam mais duráveis.

8. Raspar a barba no sentido contrário do crescimento faz com que ela demore mais para crescer

Mito! Apesar de ouvirmos muito essa frase, esse é um dos motivos principais da irritação no barbear. Quando raspamos a barba contra o sentido do crescimento, estamos dificultando sua remoção ao "empurrar" os fios para dentro. Isso pode fazer com que as lâminas não cortem o fio aparente por completo, demandando novas passadas no mesmo trecho de pele por diversas vezes para um resultado mais rente. Com mais atrito entre o aparelho e a pele, você pode notar o aparecimento da foliculite, vermelhidão e irritações após a tarefa — e não alteram em nada no tempo de crescimento.

9. A barba longa aumenta as chances de alergias e problemas respiratórios

Mito! Se você mantém sua barba limpa e bem cuidada, não há motivos para se preocupar. A verdade é que os fios do rosto, assim como a pele abaixo deles, estão na linha de frente do corpo, ou seja, sempre mais expostos às adversidades do dia a dia. O acúmulo de impurezas e fatores como a poluição, fazem com que os pelos se sujem com mais facilidade do que outros trechos do corpo. Manter uma rotina de cuidados e limpeza, afasta qualquer chance ou risco de problemas, portanto, dê prioridade à higienização sempre que possível.

10. Homens barbudos são considerados mais atraentes

Verdade! De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Evolutionary Biology, as barbas cheias são as favoritas quando comparadas às barbas por fazer. Mas claro, isso não deve ser um fator determinante para que você vá contra suas vontades para se manter mais atraente. A barba por fazer e o rosto lisinho — desde que bem cuidados — também costumam ser bem apreciados por grande parte das pessoas.

Não esqueça que cada barba e pele são únicas, e se você deseja saber o melhor método de barbear e uma rotina pensada exatamente para você, conheça o Consultor de Barbear!



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado