Coceira na virilha após raspagem: como aliviar a irritação?

11 de Fevereiro

Coceira na virilha: homem lava o aparelho de barbear em água corrente da torneira. Como aliviar a coceira na virilha? Confira dicas para te deixar tranquilo após a depilação. (Créditos: Getty Images)

Antigamente, a depilação dos pelos corporais era assunto exclusivamente feminino, mas felizmente esse tabu foi quebrado e muitos homens aderiram a essa prática super higiênica. Há os que preferem o visual mais lisinho, o que contribui em muitos esportes e também na hora do banho, facilitando a remoção de sujeira.

Quando o assunto é a região pélvica, o problema surge ao raspar os pelos de forma incorreta, causando irritação, vermelhidão, ardência e forte coceira na virilha. Para evitar o incômodo e manter a saúde da pele intacta, confira nossas dicas para aliviar os sintomas e fazer certo na próxima vez!

Apare os pelos antes de raspá-los e sempre use lâminas novas

Um dos grandes motivos da coceira na virilha é a raspagem inadequada da região, feita com lâminas velhas no sentido contrário ao crescimento dos pelos e ausência de creme ou gel de barbear durante o processo.

A consequência principal é a coceira na virilha, que nada mais é do que uma resposta da pele a essa agressão que remove sua camada superficial de hidratação e que ainda pode ter sido contaminada com sujeiras e bactérias.

Se seus pelos pubianos estão grandes e você decide raspá-los direto com um barbeador, isso pode causar foliculite, uma infecção de pele iniciada nos folículos pilosos.

A prevenção é a melhor maneira de se livrar desse problema. Lembre-se de aparar os pelos com uma máquina antes da raspagem, utilizando lâminas de barbear sempre novas, aplicando um gel ou creme de barbear para diminuir o atrito das lâminas com a pele e raspe os pelos no sentido de crescimento deles. Você deve fazer todo o processo da mesma forma que você faz sua barba. Sem mistérios!

Usar hidratante após a raspagem pode prevenir e tratar a coceira na virilha

Uma dica infalível que previne a coceira na virilha é realizar a esfoliação da pele antes de raspar os pelos. A esfoliação remove toda a camada superficial da pele, levando embora impurezas e células mortas, o que torna a pele mais lisa e macia, permitindo que a raspagem dos pelos seja mais suave e que o deslizar das lâminas não fique travando na hora de cortar os pelos.

Outra orientação bacana é apostar no uso de um hidratante para a região, já que o produto vai repor a água e alguns nutrientes perdidos durante a raspagem. Isso vai acalmar a pele e te trazer alívio, sendo interessante buscar hidratantes mais densos e cremosos. Evite aqueles que contenham álcool na formulação, já que esse componente pode irritar ainda mais a pele.

Você também pode aplicar água termal sobre a área para aliviar a coceira na virilha. Os produtos pós-barba destinados às peles sensíveis também são ótimas indicações, já que alguns contêm aloe vera, um extrato vegetal responsável por hidratar e acalmar a pele. Não faltam alternativas. Coceira nunca mais!



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado