Higiene masculina: 5 dicas essenciais para um cuidado completo

04 de Outubro

Higiene Masculina: Homem branco com barba e bigode passando um produto no rosto. Confira dicas de higiene masculina para todas as áreas do corpo.

O conceito de que homens não devem se cuidar já ficou para trás há muito tempo! Atualmente, há um foco cada vez maior na higiene pessoal dos homens e na busca por cosméticos e produtos específicos para eles, o que pode causar impactos positivos na saúde, relacionamentos e até no trabalho. O homem moderno se cuida e está, sim, mais focado na aparência, escolhendo um estilo que valorize seu bem-estar e fortaleça sua imagem.
Quer saber como cuidar da sua aparência e higiene e atrair mais atenção por onde passa? Confira as 5 dicas essenciais que nós, do Mano a Mano, preparamos para você!

 

1. Cuidados com a higiene íntima

(Créditos da imagem: Shutterstock)
Não pense que os cuidados com a área íntima se limitam ao banho diário, sabonete comum e nada mais. Os avanços na tecnologia cosmética trouxeram um grande portfólio de produtos que mudaram essa rotina.
A depilação masculina também veio romper preconceitos. Ela é muito bem-vinda. Aparar é especialmente importante para áreas íntimas, que são menos ventiladas. Isso contribui para diminuir o odor desagradável, que é comum na região pubiana e facilita a higiene.

 

2. Cuidados com o cabelo

Certamente um belo corte de cabelo vai chamar atenção por onde você passar. Mas, os cuidados com as madeixas vão além disso. Existem alguns tratamentos a serem considerados para manter os fios completamente impecáveis. É importante entender as necessidades do seu tipo de cabelo para cuidar por completo.
Além de escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo, preste atenção na temperatura da água com que você lava. Ela não pode estar muito quente, para que não obstrua a estrutura do fio. O ideal é que a temperatura esteja entre fria e morna. Acredite, isso fará a diferença.
Após a lavagem, muitos homens pulam para o finalizador ou utilizam produtos "2 em 1" que ajudam no condicionamento. Mas, tenha muito cuidado ao usá-los, pois certos tipos de cabelo, como cabelos cacheados e secos, têm necessidades que eles podem não atender.
Para finalizar, pomada, gel, óleo, espuma, seja qual for o tipo é válido, desde que não agrida o cabelo. Priorize aqueles com fórmulas hidratantes.

 

3. Cuidados com a barba

Já se foram os dias em que os cuidados com a barba eram apenas espuma e lâmina! Assim como o resto do corpo, essa área é propensa ao acúmulo de bactérias e sujeira ao longo do dia. Até porque, a todo momento, as mãos passam pelos fios e os rostos entram em contato com diferentes superfícies.
Aparar as sobrancelhas e os pelos do nariz podem dar um complemento perfeito para o desenho do rosto e para a higiene completa, além de uma sensação de bem-estar incomparável. Experimente!
Portanto, mantenha sempre os pelos bem aparados e bem lavados, diariamente, com um shampoo específico para a região. Se você deseja hidratar sua barba, existem ótimos produtos que podem ajudá-lo a limpá-la e mantê-la macia. 
Você pode usar um balm, óleo ou condicionador. Depende dos seus objetivos e do seu tipo de pele. É importante ler atentamente o rótulo de cada produto para entender como ele funciona.

 

4. Higiene bucal

Os homens têm a tendência de dar menos importância às consultas médicas regulares e aos cuidados preventivos com a saúde quando comparados com as mulheres, isso inclui visitas ao dentista, o que os deixam mais propensos a problemas com a higiene bucal. 
Mas é praticamente impossível separar um visual bonito de uma aparência saudável e está diretamente relacionado aos dentes e a um belo sorriso, compondo o rosto com a barba bem feita e todos os cuidados de higiene, estética e saúde que já foram citados por aqui.

 

5. Cuidados com a pele


(Créditos da imagem: Shutterstock)
Com que frequência você lava o rosto? Além de eficiente, essa prática é necessária para melhorar a higiene pessoal básica. Por ser uma área muito próxima ao couro cabeludo, é normal haver altas concentrações de oleosidade na região, o que pode levar a erupções, como acne, cravos ou inflamação.
Além disso, o rosto é exposto a muitas bactérias ou vírus durante todo o dia. Por isso, escolha um sabonete facial para o seu tipo de pele para garantir resultados mais eficazes e use outros produtos específicos para a área, como géis, esfoliantes, tônicos e hidratantes faciais. A pele do rosto é a que mais necessita de cuidados especiais, e a que apresenta mais sinais de idade e cuidados deficientes.
Com o passar dos anos, a pele é o termômetro para esse fator, pois é por meio dela que vemos a passagem da idade e podemos evitar sinais de envelhecimento, mantemos uma boa alimentação, bons hábitos de saúde e utilizando produtos com formulações contendo agentes antienvelhecimento, como protetores solares, hidratantes e muito mais. Procure sempre prever os sinais para retardar o aparecimento das temidas rugas e marcas de expressão. Consultar um dermatologista também é indispensável neste processo. 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado