Câncer de próstata: quando devo me preocupar?

28 de Outubro

Homem em idade de fazer exame de detecção do câncer de próstata
Câncer de próstata: quando devo me preocupar?

Homem em idade de fazer exame de detecção do câncer de próstata

Homem em idade de fazer exame de detecção do câncer de próstata

O mês de novembro está chegando e com ele a Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. 
Certamente você verá muitas campanhas de prevenção acontecendo, mas talvez não dê a devida importância às informações por achar que não pode acontecer com você ou com alguém próximo. Nós, da Mano a Mano, preparamos algumas informações básicas sobre a doença para que você entenda a importância de ser um aliado nessa causa, colaborando com os órgãos de saúde para salvar vidas. Vamos à leitura?

(Crédito da imagem: Shutterstock)


O QUE É A PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdômen masculino. Ela é um órgão pequeno com formato de maçã e é responsável pela produção do sêmen. É necessária para a fase reprodutora do homem e proporciona proteção e nutrição na sobrevida dos espermatozóides.
A próstata possui células que se dividem e se reproduzem de modo ordenado e controlado. Entretanto, quando ocorre uma disfunção celular, elas podem dar origem ao tumor que pode ser benigno ou maligno. O tumor benigno é também conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB) já o maligno, é conhecido como câncer de próstata ou neoplasia de próstata.


CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata se desenvolve quando as células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor, trata-se do tumor mais comum entre homens acima de 50 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Não se sabe exatamente o que causa o câncer de próstata, mas alguns pesquisadores acreditam que mutações no código genético das células podem fazer com que elas não se desenvolvam normalmente. Ao ser diagnosticada precocemente, a doença possui alta chance de cura com tratamentos cada vez menos invasivos.


QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?


(Crédito da imagem: Shutterstock)
Os fatores de risco da doença podem ser desenvolvidos devido à idade e o histórico familiar. A maioria dos casos são observados em homens com idade avançada e que possuem parentes de primeiro grau com a doença. 
Há maior prevalência em pessoas negras, pacientes que consomem uma dieta rica em gorduras e que possuem síndromes metabólicas, como a obesidade. Fatores como o tabagismo, o alcoolismo, o consumo de carne vermelha e de laticínios também são citados na literatura como possíveis contribuintes.


COMO DIAGNOSTICAR?

O diagnóstico é feito através de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Sendo constatado o aumento da glândula ou alteração do PSA, é realizada uma biópsia para averiguar a presença e tipo de tumor.
Na maioria dos casos, o câncer cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina. Dor óssea, principalmente na região das costas, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.


PRECONCEITO

Apesar de ser o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o tumor na próstata ainda é considerado um tabu no universo masculino. Além do mito de que o exame de toque retal afeta a masculinidade, está o fato de que os homens só buscam o sistema de saúde quando têm sintomas graves.
Segundo o Programa Nacional de Saúde (PNS), em 2019, 82,3% das mulheres procuraram, em algum momento do ano, o auxílio médico. Já o índice de homens foi de 69,4%.


TRATAMENTO


(Crédito da imagem: Shutterstock)
Os tipos de tratamento variam de acordo com alguns fatores, como a idade e a saúde geral do paciente, seu desejo de ter filhos, estágio do tumor, tamanho da próstata, entre outros.
O sucesso depende do diagnóstico precoce - olha aí a importância da campanha! - por isso é essencial consultar o médico regularmente e fazer os exames de rotina conforme solicitado.
Agora que você já sabe os riscos, te convidamos a multiplicar essa informação com seus amigos, especialmente aqueles que fazem parte do grupo de risco. 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado