Novembro Azul: Sua atitude vale muito!

07 de Novembro

4 homens com bigode e a logo da campanha Coloque seu bigode pra jogo e abrace essa causa.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo dessa doença mais comum entre os homens, podendo causar aproximadamente de 15 mil mortes por ano. Entretanto, quando descoberto precocemente, apresenta chances de cura de até 90%. Por outro lado, quando o diagnóstico é tardio, as chances de sobrevivência são muito pequenas.
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e detecção da doença em estágio inicial, muitos homens na idade de risco ainda relutam em seguir as recomendações por preconceito e negligência.
Por isso, Mano a Mano não poderia ficar de fora da campanha Novembro Azul. Para nós, é importante que os leitores sejam multiplicadores das informações de conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Vamos à leitura!


A CAMPANHA

Novembro Azul é a principal campanha de conscientização e de combate ao câncer de próstata. A ação, que também é conhecida como Movember (Moustache + November, que em português significa Bigode + Novembro), começou na Austrália em 1999, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação. 
A ideia foi um sucesso e pouco tempo depois outros países aderiram ao movimento com o intuito de conscientizar sobre o câncer de próstata, doença que mata aproximadamente 15 mil pessoas por ano no mundo.


PRECONCEITO

A campanha ganha força a cada ano, mas ainda hoje os homens relutam em buscar informações e até mesmo em falar sobre o câncer de próstata.
Estima-se que um em cada quatro homens não realizam o exame preventivo por puro preconceito. Muitos acreditam que a sua masculinidade será afetada pelo exame de toque retal, o que não é verdade.
Combater o preconceito torna-se, então, um dos principais desafios do Novembro Azul e você pode ajudar a quebrar esse tabu. Quanto mais pessoas se engajarem nas ações de conscientização, mais natural será falar sobre o assunto e mais  informações acerca da importância da prevenção e detecção precoce serão disseminadas.


O QUE PRECISO SABER?

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, vão anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
A idade não é o único fator de risco. Existem outros fatores que fazem com que a doença se apresente mais frequentemente em alguns grupos. Os fatores de risco são: histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros), alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.

 

COMO COLABORAR COM A CAMPANHA?

Neste Novembro Azul, Gillette te convida a mostrar o homem de atitude que você é participando da campanha “Bigodes pela saúde do homem”. A ideia é demonstrar que você está se conscientizando e cuidando da sua saúde e assim influenciar outros homens a fazerem o mesmo.
O movimento se dará através de um bigodaço nas redes sociais utilizando um filtro de bigode e a hashtag #BigodeQueCuida. O filtro terá vários tipos de bigode pra você se divertir, além de uma moldura para fazer alusão à campanha.
Todas as pessoas podem participar, independente de sexo. O importante é que a conscientização chegue ao maior número possível de homens e os mostra a importância do cuidado e da quebra do preconceito.
E aí, podemos contar com você?
 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado