Mutton Chops: A barba à la Wolverine é a onda da vez

30 de Setembro

Homem branco com traços marcados e olhos claros ostentando uma barba Mutton Chops, conhecida como barba wolverine, com duas faixas laterais com pelos mais compridos e com alguns trechos da face sem pelos. Hugh Jackman, ator de Wolverine, também ostenta mutton chops na vida pessoal, mas de maneira mais discreta (Créditos: Getty Images)

As clássicas costeletas são um tipo de barba marcante e eclético, capaz de ser exibido em diferentes variações. Muito popularizado entre os homens graças ao clássico visual rock n’ roll de Elvis Presley e eternizado em personagens como o Wolverine - vivido pelo ator Hugh Jackman a partir dos anos 2000. 

Pode parecer fake, mas até Nicolas Cage já aderiu a estas costeletas na comédia “Arizona Nunca Mais” e acredite, mutton chops são tão simples que está liberado fazer em casa sem medo. Mas, como aqui o papo é sempre reto, nós conversamos com Marcos Fabrício Lucena, instrutor do curso de barbearia do Senac, para conhecer melhor esse estilo e seus macetes.

Afinal, o que são mutton chops?

Em inglês, o termo mutton chops significa costeletas de cordeiro, o que além de render um saboroso prato que funciona muito bem com especiarias indianas, é também o nome específico da releitura de barba de costeletas que está bombando agora.

O corte aposta bastante nas costeletas cheias, gerando um aspecto fofo como o da lã dos cordeiros, daí a origem do nome.

“O modelo consiste em fios de curto a médio comprimento aliados à área das costeletas mais cheias e ao queixo raspado ou com bem menos volume”, conta Marcos. 

Fazer mutton chops em casa é bem fácil

Para aderir a essas costeletas, é legal deixar a barba um pouco mais cheia para começar. Então é só pegar um barbeador e colocar a mão na massa!

“Basicamente, o corte dos mutton chops consiste na junção das costeletas com o bigode. Os pelos ficam somente nessa área”, ensina nosso barbeiro-consultor, que também destaca: “Nada de pelos no pescoço ou no queixo, seja na parte de baixo ou naquela diretamente abaixo do lábio inferior.”

E aqui vai a dica: o bigode fica a critério da sua personalidade: cerrado ou chevron, vale experimentar para descobrir qual combinação mais te agrada, mas é interessante deixar sempre a área das costeletas com os pêlos mais compridos e/ou cheios do que o restante do rosto. Assim, você consegue realçar o maxilar ;)

A barba mutton chops fica melhor com fios não muito longos

Não há uma regra impeditiva no que diz respeito ao comprimento da barba para aderir às costeletas. Se você prefere manter os fios mais longos, saiba que é possível replicar o estilo, mas talvez o visual não fique tão harmônico, o que pode ser um pouco frustrante - e não estamos aqui para isso, não é mesmo?

Por outro lado, ter bastante volume é um bom ponto de partida; basta aparar com mais atenção para o volume do que para o comprimento.

“Essa barba fica melhor quando os fios não estão muito grandes”, indica Marcos Fabrício. “Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados, fazendo a manutenção do desenho da barba regularmente.”

Em quem os mutton chops costumam funcionar melhor?

Aqui, acreditamos que vale a pena ter costeletas pelo menos uma vez na vida ~yolo. Mas, isso não significa que o estilo funcione para todo mundo, por uma questão de identidade visual mesmo.

“Além disso, os mutton chops combinam com todos os tipos de corte e tipo de cabelo, do ondulado ao cacheado, por exemplo.”, diz Marcos Fabricio. Logo, se da primeira vez você não curtir o resultado da barba, pode optar por um novo corte de cabelo para tentar de novo.

Não há muitos cuidados em relação aos mutton chops, mas tenha precisão

Toda barba precisa ser bem tratada. Além do zelo cotidiano de pentear, considere aplicar balm e lavar com shampoo específico seus mutton chops. Agora, para ficar com as costeletas sempre na estica, é necessário ter mais regularidade na manutenção do corte.

“Os cuidados principais são com a manutenção das marcações e com a aparagem semanal, pois esse design de barba fica muito melhor com os fios mais curtos”, alerta o barbeiro.

Simplificando, basta manter o queixo sempre raspado e o desenho alinhado. Parece fácil - e é! -, mas atenção: é importante sempre prestar atenção na simetria entre os dois lados, belê?

Marcos Fabrício Lucena é instrutor do curso de barbearia do Senac RJ. 

Por: Bianca Gancedo



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado