Cavanhaque: 6 estilos para você descobrir e se inspirar

28 de Setembro

Homem negro, jovem, com camiseta preta, dreads curtos e cavanhaque, sorri posando com um aparelho de barbear em sua mão direita, em fundo azul. É difícil errar com um cavanhaque tradicional (Créditos: Getty Images)

O cavanhaque é uma boa opção e estilo de barbear para a maior parte dos homens, pois se adapta até mesmo às barbas com falhas na pelagem. Este tipo de corte exige menos manutenção, especialmente comparado a outros tipos de grooming mais elaborados. 

Existem diversas opções de cavanhaque e muitos homens ficam em dúvida sobre as diferenças entre eles e sobre qual devem cultivar. Por isso, separamos alguns modelos para você se inspirar e adotar!

1. Clássico ou completo: o estilo que imaginamos quando pensamos em cavanhaque

Quando você pensa em tipos de cavanhaque, provavelmente é esse estilo que surge na sua mente. A versão completa ou clássica, diz respeito à presença de fios nas áreas do bigode, abaixo dos lábios (área também conhecida como ampulheta) e queixo – todos conectados o máximo possível entre si. 

O formato costuma ser arredondado com as duas partes sendo ligadas por pelos nas laterais da boca e suas linhas podem ter espessuras mais grossas, sem comprometer o design. Os rostos em formatos triangulares se dão bem com esse estilo, criando um efeito de alongamento na face.

2. Cavanhaque fino: para um estilo mais vintage

Esta é uma variação do cavanhaque clássico, formando linhas finas e bem delineadas. Os pelos costumam estar em comprimento baixo, quase rentes à pele. Ele é muito indicado para homens que já mantêm o bigode lápis, com uma espessura bem fininha. 

Para quem quer um estilo mais prático, um alerta: a manutenção do cavanhaque fino deve ser frequente, com intuito de manter o desenho da barba e o tamanho dos fios. Dependendo do ritmo de crescimento dos seus fios, você pode ter que ir ao barbeiro ou se barbear em casa com maior frequência. 

3. Cavanhaque sem bigode: um dos mais fáceis de manter

Nesse estilo, os pelos estão concentrados apenas na parte inferior dos lábios e no queixo, conectados. Quem opta por esse tipo de cavanhaque pode até mesmo manter os fios na região da ampulheta, pois não aoalteram o elemento chave que é a ausência do bigode. 

Esse estilo é muito indicado para quem possui bigode com falhas. Se você possui os fios na parte superior do lábio, pode ter que raspá-los frequentemente para manter o visual, além de usar uma máquina de cortar cabelo para controlar o comprimento dos fios no queixo.

4. Cavanhaque centralizado: um estilo mais minimalista

Esse é o estilo com menos pelos faciais. É caracterizado somente por uma faixa de fios centralizados abaixo do lábio inferior, no meio do queixo, o que justifica seu nome. 

Eles podem ser parecidos com os cavanhaques finos e também demandam uma manutenção mais frequente para manter o design, já que pode perder o formato se os fios crescerem demais sem serem aparados.

5. Cavanhaque âncora: define o maxilar

Estilo similar ao cavanhaque Van Dyke, em que os pelos do bigode, ampulheta e queixo são desconectados – sem ligação entre eles. O barbear conhecido como âncora apresenta uma quantidade maior de fios na mandíbula, criando mais destaque para a área. Por deixar a área do queixo com mais volume e definição, é recomendado tanto para quem tem o rosto redondo quanto triangular.

6. Cavanhaque Van Dyke: uma opção mais informal

O 'Van Dyke' é um modelo de cavanhaque com um visual mais vintage, que pode ser interessante para homens com um estilo de vida mais informal. Ele combina o bigode handlebar com os pelos no queixo, que podem ser curtos e próximos à pele ou longos e modelados formando uma ponta como a de uma lança. Para mantê-lo, você deve optar pelos fios aparados para que não percam o formato.



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado