Como evitar a coceira na virilha?

03 de Maio

Homem de aparência preocupada pensando no que pode fazer para evitar a coceira na virilha Você não precisa sofrer em silêncio! Evitar a coceira na virilha é mais fácil do que você imagina. Confira as dicas de Mano a Mano! (Imagem: Getty Images)

Tudo começa com uma pequena coceira. Você até pensa, “não é nada, é só a cueca que saiu do lugar ou a calça jeans que está um pouco apertada.” Mas a coceira na virilha permanece e vai escalando. Escala a ponto de você coçar muito a região. Então, o desconforto cresce e a coceira começa a causar situações inconvenientes. A aflição só aumenta quando você simplesmente não para de coçar a virilha. Além de todo o inconveniente que a coceira causa, ela pode ser constrangedora e até mesmo impactar sua autoestima. 

Essa situação, por mais que muitos não falem abertamente, é bem comum e pode afetar qualquer homem, independentemente da idade, estilo de vida ou classe social. Por isso, no artigo de hoje de Mano a Mano, vamos quebrar essa barreira e conversar sobre a coceira na virilha. Ela tem nome, causa, modos de prevenção e tratamento, ok? 

Então, fique calmo! Vamos explicar tudo agora! É só seguir a leitura. 

Coceira na Virilha: O Que É? 

Antes de nos aprofundarmos sobre como prevenir e tratar, vamos entender o que é a coceira na virilha. Conhecida como prurido inguinal, é uma condição que causa uma sensação irritante que provoca coceira na região entre as pernas, próxima dos genitais. Muitos podem ver como uma coceira simples, mas ela pode incomodar bastante quem sofre dessa condição, podendo variar de uma coceira leve a intensa. 

Por Que A Virilha Coça Tanto? 

A região da virilha possui características que a tornam mais propensas a diversos problemas de pele. Nessa área, a pele é mais delicada e por ficar escondida entre camadas de roupas a maior parte do tempo, não recebe tanta ventilação, o que possibilita que a umidade permaneça por mais tempo na região. 

O Que Causa A Coceira Na Virilha?

Uma das principais causas da coceira na virilha é a Tinea cruris, também conhecida como micose na virilha. Muito comum em homens, essa infecção fúngica superficial é causada por dermatófitos, grupo de fungos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos, como a virilha. A coceira também pode afetar coxas, nádegas e parte inferior do abdômen. Algumas das doenças de pele causadas pelos dermatófitos são: 

  • Micose de virilha (Tinea cruris);
  • Micose de pé (Tinea pedis);
  • Micose de mão (Tinea manuum);
  • Micose de couro cabeludo (Tinea capitis);
  • Micose corporal (Tinea corporis).

 As causas da coceira na virilha são diversas e podemos citar como principais: 

  • Infeção fúngica: a tinea cruris é a principal causa da coceira na virilha e a segunda mais comum entre os homens, perdendo apenas para a tinea pedis, conhecida como micose no pé, ou também chamada carinhosamente de frieira. 
  • Higiene inadequada: tema delicado, mas não podemos deixar de falar sobre isso. A falta de higiene na região contribui muito para a coceira na virilha. 
  • Alergias: produtos de higiene pessoal, tecidos das roupas, lâminas de barbear e até mesmo sabão em pó e amaciantes podem causar irritações na pele, principalmente na região da virilha. 
  • Suor: a transpiração excessiva é um dos maiores inimigos da virilha. Para quem pratica atividades físicas ou vive em climas muito quentes, esse fator pode contribuir para manter a região úmida, o que leva ao aumento do risco da coceira na virilha.
  • Roupas apertadas, ásperas e úmidas: o contato constante com roupas apertadas, ásperas ou úmidas pode e vai irritar a região da virilha, causando coceira, vermelhidão e até mesmo feridas. 
  • Condições de pele e diabetes: doenças como eczema e psoríase e a diabetes podem causar coceiras na virilha como um dos sintomas. 
  • Imunidade baixa: a imunidade baixa é uma grande porta de entrada para diversas condições. O risco de infecções causadas por fungos e bactérias na região da virilha podem aumentar consideravelmente nesse período. Aqui entra também o estresse e a ansiedade. Sabemos que estas condições afetam de forma direta nossa imunidade, enfraquecendo nosso corpo. A pele é a primeira linha de defesa do corpo contra infecções por fungos e bactérias e quando a imunidade está baixa, a pele fica mais sensível e vulnerável ao ataque desses microorganismos. 
  • Excesso de peso: o excesso de peso pode aumentar o atrito e a umidade na região da virilha, o que cria um ambiente propício para o surgimento de problemas de pele. 

Coceira Na Virilha É Contagiosa?

A coceira na virilha pode ser contagiosa, mas isso não significa que o menor contato com o fungo, você vai desenvolver a micose. Antes de tudo, o vírus precisa vencer o sistema imunológico, encontrar o ambiente propício para se alojar, além das condições mais adequadas para o crescimento do fungo. 

No caso da infecção por tinea cruris, ela é transmitida por contato direto com a pele infectada e por objetivos contaminados como toalhas e roupas. A micose também pode ocorrer por auto-contaminação através da frieira. Por exemplo, ao tocar no pé contaminado e em seguida coçar a virilha sem antes lavar as mãos, é um caminho para o aparecimento da coceira. 

Quais São Os Sintomas Da Coceira Na Virilha Causada Pela Tinea Cruris?

  • Coceira intensa na região da virilha, coxas, nádegas e parte inferior do abdômen;
  • Vermelhidão e descamação da pele;
  • Sensação de queimação ou ardência na região;
  • Manchas na pele com bordas elevadas e bem definidas;
  • Em casos mais graves, rachaduras na pele. 

Como Prevenir A Coceira Na Virilha?

Como colocamos acima, a coceira na virilha é bem comum principalmente entre homens. Por isso, não se assuste, ok? A prevenção da micose na virilha é simples. Vamos separar em 4 partes incluindo uma com dicas extras de ferramentas que você pode considerar interessante para ajudar a prevenir a coceira na virilha.

Você só precisa seguir os passos:

Higiene

  • Considere tomar mais de um banho por dia e lave a região da virilha com água morna, principalmente após transpirar ou praticar atividades físicas;
  • Dê preferência para sabonete neutro;
  • Seque bem a área após o banho, mas sem esfregar;
  • Prefira roupas íntimas de algodão. Elas permitem que a pele respire sem dificuldade;
  • Evite o uso de roupas apertadas ou sintéticas (uniformes esportivos), elas podem abafar a região;
  • Troque as roupas íntimas todos os dias.

Cuidados Com A Pele

Prevenção De Infecções

  • Não é recomendado usar roupas de outras pessoas, pois é possível a contaminação pelo vírus. 
  • Se você perceber que a coceira na virilha está aumentando, procure um dermatologista o mais rápido possível. O tratamento com pomadas e outros medicamentos só pode ser feito por um médico especializado. 

3 Produtos Específicos Para Regiões Sensíveis

 

Gillette Styler 

Aparelho de barbear Gillette Styler com acessórios sobre fundo branco.

Aparar o pelos pubianos com o Gillette Styler é uma mão na roda, pois além da facilidade que o aparelho proporciona, garante também um resultado preciso, evitando puxões, cortes e irritações. As lâminas sensíveis e a possibilidade de ajustar o comprimento desejado permite aparar os pelos da região na medida certa, o que também contribui de forma considerável reter menos umidade, reduzindo o risco de coceira. 

Gillette Mach3 Corpo

Lâmina de barbear Gillette Mach3 com espuma, sobre fundo branco.

Se você quer testar raspar tudo, o Gillette Mach3 Corpo é o cara! Desenvolvido para o corpo masculino, seu objetivo é entregar um barbear seguro e suave. As lâminas se adaptam às curvas da virilha, reduzindo o risco de cortes e irritação. Para alcançar melhores resultados, utilize as lâminas sempre afiadas e realize movimentos leves para fazer os contornos do corpo. 

Creme de barbear Gillette Rosto e Corpo

Creme de barbear Gillette para rosto e corpo em um banheiro com azulejos molhados.

O creme de barbear Gillette Rosto e Corpo é o seu melhor amigo. Ideal para todos os tipos de pele, principalmente as mais sensíveis. 

Dicas Extras

  • Mantenha-se hidratado;
  • Tenha uma dieta saudável;
  • Controle o estresse e ansiedade;
  • Pratique atividades físicas regulares.

A coceira na virilha não precisa ser um grande tabu. Ao criarmos esse artigo, esperamos que você se sinta confortável e preparado para lidar com esse incômodo. Caso as dicas preventivas não estiverem ajudando, procure um médico. Ele vai oferecer o diagnóstico e o tratamento que você precisa. 

Lembre-se: Mano a Mano está sempre aqui para ajudá-lo, seja com dicas de hábitos saudáveis, higiene pessoal, moda, barba, bigode e cavanhaque. Continue acompanhando nossos posts e sinta-se bem consigo mesmo. 

Agora faça o seguinte: compartilhe esse artigo com aquele amigo que não fala do assunto, mas não para de coçar a virilha! 
 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado