Cuidado com a barba no inverno: 4 dicas que garantem a saúde dos pelos e do rosto

20 de Junho

Cuidado com a barba: homem sorri em ambiente externo com roupas de frio. Saiba como cuidar da saúde de sua barba em temperaturas mais baixas. (Créditos: Shutterstock)

Com a chegada do frio, até mesmo homens que optam por barbas curtinhas ou o rosto liso durante o ano, acabam deixando-as crescer. Seja para manter o rosto mais protegido contra as baixas temperaturas ou para mudar o visual com a chegada da nova estação, alguns pontos devem ser observados.

Se te perguntássemos qual a parte do seu corpo fica mais exposta no dia a dia, você certamente responderia como uma das primeiras opções, o rosto. E é verdade, nenhum trecho fica mais exposto às adversidades e mudanças climáticas do que ele, portanto, os pelos faciais e os cabelos estão sempre na linha de frente e sentem bastante as baixas dos termômetros.

Pensando especialmente nos seus pelos faciais e no tecido sob eles, preparamos um artigo com dicas de cuidado com a barba para você se manter sempre com o visual impecável, mesmo que o frio esteja congelante. Cola no Mano a Mano!

4 dicas de cuidado com a barba que garantem a saúde dos pelos e do rosto

O frio começou a bater forte por aí? Quando isso acontece, deixamos as lâminas de lado e começamos a cultivar o comprimento de nossas barbas, a fim de mantermos nossos rostos aquecidos. Mas com o crescimento dos fios, pode ser possível notar sinais de que a saúde da pele e dos pelos não vai tão bem. Coceiras, descamação, irritação e uma aparência ressecada podem ser indícios de que o rosto precisa de mais atenção.


(Créditos: Shutterstock)

Ventos gelados e o clima cortante são os grandes responsáveis pela aparência seca dos pelos e do tecido facial, junto com alguns fatores que iremos te contar. Anote as dicas e coloque em prática para se manter sempre bonito.

1. Apesar do frio, não use água quente para higienizar o rosto

Sim, sabemos que em temperaturas mais baixas fica difícil não se entregar às águas escaldantes, mas tanto para a pele e derme quanto para os cabelos, isso não é o ideal. Acontece que a água quente acaba por remover a oleosidade natural da pele, e para pessoas com tipos mais secos, isso pode ser um perigo.

E não pense que peles oleosas não sofrem com ela. O que acontece aqui é o famoso efeito rebote. Por conta do corte da umectação natural, o tecido começa a produzir muito mais oleosidade para suprir suas necessidades, o que resulta em uma pele ainda mais oleosa e com tendência a desenvolver espinhas e cravos diante de poros com grande quantidade de sebo unido à impurezas.

Tudo isso desfavorece o crescimento saudável dos pelos, deixando-os mais fracos e ressecados, sem os nutrientes que precisam para sua maciez e boa aparência. Sendo assim, optar por temperaturas mais baixas para higienizar o seu rosto é o mais indicado, beleza?

2. Mantenha a barba seca e livre da umidade

Está sempre na correria do dia a dia e mesmo após arrumar um tempinho para higienizar sua barba e rosto, a parte de secá-la acaba sendo deixada de lado? Saiba que secar bem a barba faz parte da manutenção ideal para que a pele e os pelos permaneçam saudáveis.

Para homens com tipos mais longos, a tarefa pode parecer chata, mas é muito importante estar atento a esse cuidado, já que em dias mais frios e sem sol, fica ainda mais difícil que ela seque completamente.


(Créditos: Shutterstock)

Não se esqueça que pelos úmidos por longos períodos podem resultar no aparecimento de fungos e outros problemas, que fazem muito mal à pele e aos próprios fios. Para facilitar, você pode optar pelo uso de um secador de cabelos em temperatura morna ou uma toalha limpa, sem fazer força ao esfregar.

3. Conte com a ajuda de produtos feitos para a barba

Seja na hora de lavar o rosto ou modelar os pelos faciais, os produtos pensados para o cuidado com a barba são os mais indicados. É possível adquirir shampoos especiais para os fios, que além de higienizarem os pelos, oferecem benefícios também à pele.

Na hora de modelar ou pentear, o balm ou o óleo para barba são ótimas opções e oferecem o resultado perfeito com a aparência que você deseja. Também auxiliam na hidratação e na proteção da barba contra fatores externos.

4. Não deixe a hidratação de lado

Como citamos anteriormente, o tempo frio costuma ser mais seco, gerando possíveis danos ao tecido e à barba. Tenha sempre à mão um bom hidratante para o rosto e de preferência pensado para o seu tipo de pele. O cuidado garante que a derme permaneça devidamente umectada e favorece a beleza dos fios faciais, como também seu crescimento saudável.

Para um cuidado com a barba ainda mais especial, o balm e o óleo possuem substâncias muito necessárias, contribuindo em sua aparência e a hidratando com propriedades ricas em nutrientes que são naturalmente perdidas pela estrutura pilosa.

Os cuidados são essenciais mesmo para os que removem a barba, já que o passar das lâminas pode causar ainda mais danos à pele em períodos mais frios. Portanto, hidratação é a chave para manter seu rosto bonito e preparado para tudo.



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado