Coceira na virilha masculina: como a depilação íntima pode ajudar?

18 de Abril

Homem preocupado com coceira na virilha Preocupado com a coceira na virilha? Que tal aprender a evitar e tratar os fungos que a geram?

Você costuma ter irritação na virilha? Já procurou se informar sobre sua origem e tratamento?
Na maioria das vezes, a coceira na virilha é sintoma de micose (tinea cruris), uma infecção que afeta coxas, nádegas e partes inferiores do abdômen.
Ao contrair a condição, os homens tendem a ter muitas dúvidas sobre o tratamento e sobre a depilação no local. Por se tratar de um assunto tabu, muitas vezes essas dúvidas não são devidamente esclarecidas.
Hoje, Mano a Mano trouxe informações importantes para você que sofre com esse problema e não sabe como lidar com ele. Continue a leitura!

 

O que é a micose?

A micose é uma doença de pele causada por fungos. Esses fungos se alimentam da camada superficial da nossa pele, inflamando-a e causando a coceira, que ocasiona descamação e lesões.
A virilha é um lugar muito propício pra esse problema pois os fungos se desenvolvem quando ocorrem 3 fatores: calor, umidade e escuro. 
O clima quente é propício para o aparecimento das micoses e o uso de roupas molhadas ou apertadas tende a agravar o problema.

 

Por que na virilha?

Na verdade, o problema muitas vezes começa no pé, que é um local que tem contato direto com variados fungos da natureza através da nossa pisada em locais diversos como terra, asfalto e o chão do banheiro, por exemplo.
Como esse tipo de micose é facilmente transmissível, ao vestir a roupa íntima, os fungos do pé acabam indo para a virilha, que, como já dissemos, é um ambiente favorável para a sua proliferação.

 

É contagiosa?

Existem algumas micoses não transmissíveis, porém, geralmente a micose da virilha não é uma delas. A coceira na virilha é altamente contagiosa e é possível contraí-la por meio de contato próximo com pessoas infectadas, mas também por toalhas contaminadas, roupas e suas mãos.
Por isso, é necessário tomar bastante cuidado, inclusive para coçar a região da micose, pois você pode estar transportando fungos para outros locais do corpo. Ao fazer isso,  lave a mão em seguida para evitar essa transmissão.
O contato com outras pessoas também deve ser cuidadoso. Não compartilhe objetos pessoais como toalhas e roupas.

 

Como tratar?

O tratamento pode ser feito através de medidas não medicamentosas que envolvem a higiene adequada e cuidadosa da região.
Seguem algumas dicas:

  1. Lave a virilha pelo menos duas vezes ao dia sem esfregar o sabão;
  2. Seque imediatamente ao sair do banho;
  3. Tenha uma toalha específica para a área e evite que os fungos atinjam outras partes do corpo;
  4. Se quiser usar um secador de cabelo para secar, o faça em modo frio para não aumentar a proliferação de fungos com o calor;
  5. Na medida do possível, exponha à claridade e à ventilação. 
  6. Compressas frias podem ajudar a diminuir a coceira e a vermelhidão. Roupas mais largas também ajudam. 
  7. Tome banho imediatamente após as atividades físicas para ficar o mínimo de tempo possível com a área úmida.

Caso opte por uma medida medicamentosa, que geralmente envolve a utilização de cremes anti-fúngicos, procure um dermatologista para realizar o tratamento adequado para o seu caso.

 

Como depilar?

Raspar os pelos é bom para deixar a área mais ventilada, mas essa depilação deve ser feita com cuidado e com os produtos adequados, evitando o agravamento do problema. 
Para raspar os pelos da virilha com precisão e sem cortes ou irritações, utilize a Linha Gillette Corpo, ela possui as ferramentas apropriadas para uma depilação rente e segura em áreas delicadas, pois lubrifica e hidrata a pele a cada passada.
Gillette preparou um tutorial para você depilar até lá embaixo com qualidade e sem irritações na pele. Aperte o play e confira!
 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado