Clareamento dental: Quais são as opções?

04 de Novembro

Clareamento dental: boca com sorriso branco. O sonho do sorriso branco pode ser realizado através do clareamento dental. Conheça as formas de fazê-lo!

A harmonia estética é uma busca constante do ser humano. A procura por cirurgiões-dentistas, não somente para tratamentos com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, mas para melhorar a harmonia do sorriso, é crescente.
O sonho do sorriso perfeito tem sido foco de muitas pessoas tanto pelo prazer pessoal como pela busca da inclusão social, pois, ao contrário do que se pensa, a estética dental vai muito além da vaidade. Não só a cor, mas a forma e o posicionamento dos dentes possuem relação direta com a nossa auto-estima, relações interpessoais e até mesmo vida profissional.
Para alcançar esse sorriso, muitos pacientes recorrem à Odontologia Estética, área que se concentra em melhorar a aparência geral dos dentes, boca e sorriso do paciente. Entre os procedimentos mais comuns realizados estão a gengivoplastia, o alinhamento dentário, as facetas de porcelana, a lente de contato dental e o clareamento, e é sobre este último que vamos falar agora.


(Crédito da imagem: Getty Images)

 

Dentes manchados

Grande parte das manchas que adquirimos nos dentes são pequenas, o que contribui para um tratamento mais rápido. Elas costumam ser causadas por má higiene, consumo de bebidas, alimentos com corantes em excesso ou tabaco. Já outros comportamentos como o hábito de escovar os dentes com muita força, o bruxismo e a erosão ácida podem desgastar o esmalte dentário e provocar uma coloração amarelada de mais difícil retirada.
Para proteger os dentes dessa coloração indesejada, o indicado é manter uma higiene bucal com uso de cremes dentais branqueadores, fio dental e enxaguante. A limpeza realizada periodicamente no dentista também ajuda na prevenção, mas caso as manchas apareçam mesmo assim, a solução pode ser a realização de um clareamento.

 

Clareamento Dental


(Crédito da imagem: Getty Images)
O Clareamento é uma das alternativas mais simples e acessíveis para pacientes que querem melhorar seu sorriso. Além de melhorar a estética, ele ainda pode facilitar a  identificação de alguns problemas bucais.
As substâncias usadas no procedimento vão penetrar no esmalte, que é a primeira camada dentária, e reagir quimicamente com os pigmentos que estão manchando os dentes, diminuindo pouco a pouco. Trata-se de um procedimento simples e indolor, que pode ser feito tanto no consultório como em casa, desde que haja orientação profissional. Apesar de ser uma escolha do paciente em fazer o clareamento, a técnica precisa ser indicada pelo dentista.

 

Clareamento Dental Caseiro

O clareamento caseiro geralmente é indicado para dentes naturalmente escurecidos, manchados por corantes ou por algum trauma. As principais vantagens da técnica envolvem praticidade, custo reduzido e agentes clareadores menos concentrados.
O procedimento requer paciência pois geralmente leva um pouco de tempo até obter o resultado desejado. Ele é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone que é confeccionada de acordo com o tamanho da sua arcada. O molde é preenchido com um gel clareador e tem que ser aplicado por cerca de 30 minutos todos os dias de acordo com a orientação do dentista.
O clareamento caseiro não usa uma fonte de calor externa, apresenta uma boa resposta inicial e efeitos reversos muito baixos. Por se tratar de um procedimento conservador, não apresenta riscos quando feito sob a supervisão de um dentista. O único efeito colateral mais comum é a sensibilidade dentária que deve ser imediatamente relatada ao profissional.
Mesmo com poucos riscos, é importante não realizar o tratamento por conta própria. O gel clareador pode causar queimaduras na gengiva se for aplicado em excesso e de forma incorreta e outras substâncias como água oxigenada ou limão só trarão problemas para os seus dentes.

 

Clareamento Dental a laser


(Crédito da imagem: Getty Images)
Com o avanço dos materiais e técnicas restauradoras, bem como das pesquisas, surgiu o emprego do laser na Odontologia. No clareamento, ele é utilizado como fonte ativadora de componentes fotossensíveis presentes nos produtos.
O clareamento a laser é feito exclusivamente no consultório dentário, nele, o paciente fará até três sessões de clareamento com o gel clareador (em porcentagem mais forte do que no caseiro) que é ativado por uma luz que faz com que a fórmula química reaja. A ação do laser não é clarear, o instrumento serve para acelerar a reação química do gel clareador.
Após o procedimento, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade dentária temporária. Apesar dessa reação, o gel clareador, quando aplicado por um dentista especializado, não compromete a saúde e nem as estruturas do dente.
A fim de diminuir esse efeito, indica-se evitar a ingestão de alimentos muito gelados e ácidos. Além disso, alimentos com excesso de pigmentos, tanto naturais como artificiais, devem ser evitados até uma semana após o último dia de clareamento.
Embora possa causar sensibilidade, o clareamento a laser é o tipo de tratamento mais indicado para quem tem dentes sensíveis por afetar menos os dentes que os demais. Isso ocorre porque o laser contém atividade anti-inflamatória.

 

Cuidados importantes

Para conquistar um bom resultado no clareamento, é importante estar por dentro de todos os cuidados antes, durante e depois do procedimento. Também é importante saber que há tratamentos específicos para cada tipo de mancha nos dentes, portanto, é imprescindível procurar um dentista para garantir o tratamento mais indicado para a sua situação.



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado