Caspa na barba: aprenda como identificar e tratar

28 de Outubro

Caspa na barba: homem branco checa a barba ruiva com auxílio das duas mãos. A caspa pode ser um incômodo recorrente não apenas para os cabelos. (Créditos: Getty Imagens)

Ter caspa na barba pode ser bem cansativo. Se olhar no espelho e notar pequenos fragmentos espalhados pelos fios, ou arrumá-los e deparar-se com uma chuva de pontinhos brancos na sua camiseta, definitivamente, não é legal.

Apesar de incômoda, a caspa pode ser bem comum em homens com barba, independente de seu comprimento.

Se você quer saber porque ela ocorre e como se livrar dela, veio ao lugar certo! Acompanhe com a gente as respostas e dicas para dar adeus à caspa na barba de uma vez por todas. Acompanhe!

O que é a caspa na barba?

A caspa na barba possui o mesmo princípio da caspa capilar. Ela nada mais é do que as células mortas que se descamam e acabam por se desprender da pele, causando o incômodo que conhecemos — pequenos resquícios de pele espalhados pelos fios, rosto e roupas.

Seja de forma acentuada ou em menor volume, a caspa começa a ser notada em seu princípio, tornando os passos de cuidados imediatos e muito mais fáceis de serem adotados.

Mas se você acha que a caspa na barba é ocasionada por um único motivo, devemos dizer que não é bem assim. Essa condição pode ocorrer por alguns fatores e iremos te mostrar quais são eles.

Por que a caspa na barba ocorre?

Bom, ela pode ocorrer por alguns motivos específicos, sendo eles a descamação por fungos, pele oleosa, a simples troca de pele que citamos acima ou por condições como a dermatite seborreica.

A cútis e os pelos necessitam da oleosidade natural para que tudo permaneça devidamente hidratado, e algumas condições podem tornar isso mais difícil — como quando os fios estão mais longos e as glândulas sebáceas não dão conta de produzir todo o trato necessário. Ou quando a pele encontra-se tão oleosa que produz fungos e ácidos causadores da irritação e descamação da derme.

Outra causa de preocupação para a barba é a dermatite seborreica, também conhecida como seborreia. Esta condição acomete as mais diversas áreas com pelos ou cabelos do corpo. A causa é genética e pode ser agravada por fatores emocionais, como o estresse, variações hormonais e até mesmo mudanças climáticas, inflamando a pele e apresentando incômodos como coceira, ardência e também a descamação.

De qualquer forma, existem processos para diminuir ou até mesmo eliminar de vez a caspa, que incluem cuidados na alimentação e alguns produtos pensados para a pele e os fios.

Como se livrar de vez da caspa na barba?

Se você chegou até aqui, com certeza está a procura de uma solução para eliminar a caspa, e vamos te ajudar! Algumas mudanças e atenção diárias podem ajudar a manter a sua barba saudável e bonita — sem necessidade de raspá-la.

Dica 1:

A alimentação é tudo. Tanto para o bom funcionamento do corpo, quanto para a saúde dos cabelos, barba e pele. Se alimentar bem faz parte da rotina dos sonhos de qualquer barbudo.

Dica 2:

Sabia que banhos muitos quentes podem prejudicar a saúde da pele? Além de causar ressecamento, a água muito quente pode ajudar a eliminar o óleo natural necessário para a boa aparência da pele e dos fios.

Dica 3:

Higienizar a barba algumas vezes por dia é um passo importante. Lavar os fios algumas vezes ao dia é a garantia de eliminar agentes causadores de alergias e irritações, além de sujeiras, fungos e bactérias.

Dica 4:

Utilizar produtos próprios para a pele do rosto e fios da barba é algo indispensável. Por estarem em exposição direta e constante com adversidades do dia a dia, os fios demandam maiores cuidados. Shampoo para a barba e condicionadores próprios para essa região do corpo asseguram pelos e derme mais macios e devidamente hidratados.

Dica 5:

Secar os fios e a pele após lavar o rosto, tomar banho e escovar os dentes ajuda a eliminar a umidade, que pode ser um fator causador de danos e caspas.

Dica 6:

Coçar e mexer na barba é realmente necessário? Ao evitar essa combinação, nota-se que os fios permanecem mais limpos e menos oleosos — também evitando que possíveis sujeiras sejam levadas à pele e pelos pelas mãos.

Dica 7:

A esfoliação pode ser um aliado e tanto para a manutenção do rosto, ajudando a eliminar tecidos mortos, dando lugar à pele nova e saudável. Se combinada com a hidratação, o cuidado da derme ficará sempre em dia.

Dica 8:

Se a causa da caspa estiver associada a uma pele e pelos muito ressecados, óleos para a barba e balms podem ser a solução.

Se a rotina de cuidados não for o suficiente para acabar com a caspa na barba, talvez seja necessário procurar um dermatologista de confiança. A ajuda de um profissional é sempre muito valiosa.

Gostou das dicas? Então aproveite para conhecer outros artigos recheados de informações que te ajudarão com seus cabelos, barba, pele e estilo, aqui no Mano a Mano!
 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado