Como parar o sangramento de um corte ao se barbear?

03 de Maio

Jovem homem branco, de cabelos loiros e olhos azuis, com pequenos cortes no rosto e lâmina de barbear nas mãos. Ninguém merece ficar com a pele do rosto sangrando. Com algumas medidas, é fácil parar sangramentos desse tipo com segurança. (Créditos: Getty Images)

Não importa se você é inexperiente ou já manja tudo de barbear, sempre há a chance de se cortar com a lâmina. Acontece com todos os homens. O problema é que o rosto é uma região muito vascularizada e fácil de ocorrer um sangramento.

Além disso, há um agravante: os cortes que são abertos na pele costumam ser estancados com papel higiênico. Uma escolha um pouco complicada, já que esse produto pode conter impurezas que prejudicam os ferimentos.

Portanto, se você não quer sofrer nem com um problema, nem com outro, está no lugar certo. O Mano a Mano tem seis passos que vão te ajudar a parar um sangramento causado por lâminas de barbear e proteger seu rosto. Bora?

Seis passos para parar um sangramento no rosto

1. Pressionar um pano morno em cima do corte por 30 segundos, até que o sangramento diminua ou pare. A água morna ajuda a limpar o local e torna mais lenta a perda de sangue.

2. Aplicar um tônico à base de hamamélis (também conhecido como avelã-bruxa) ou outro produto pós-barba sem álcool para desinfectar a ferida.

3. Segurar um cubo de gelo contra o corte por 15-30 segundos, para contrair os vasos sanguíneos. Isso deve parar o sangramento completamente.

4. Uma dica pouco conhecida é a utilização de manteiga de cacau ou algum outro lip balm. Você pode usar um produto novo (ou cortar a ponta de um já utilizado para livrá-lo de micro-organismos) e aplicar sobre o corte. Isso fornecerá uma barreira nutritiva que mantém o sangue dentro e as impurezas fora, evitando infecções.

5. Deixar a manteiga de cacau, ou lip balm, agir por 30 minutos. Isso deve ser o suficiente para a ferida ser drenada. Em seguida, limpar suavemente o produto (e talvez o pouco de sangue) que haverá sobre sua pele. 

6. Tratar o local do corte com um hidratante calmante. Idealmente, faz bem você aplicar um bálsamo pós-barba para todo o seu rosto após o barbear. Mas um tratamento local para esse corte vai aumentar ainda mais o processo de cura.

Por: João Vítor Castanheira



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado