Para que servem as máscaras faciais e como usá-las?

30 de Setembro

Homem negro sorrindo ao aplicar máscara facial na pele de seu rosto com uma das mãos. Máscaras faciais são aliadas do skincare (Créditos: Getty Images)

Fáceis de aplicar e capazes de garantir resultados imediatos, máscaras faciais são ótimas opções para quem quer ou precisa cuidar da pele.

Elas podem ter efeitos variados: ajudar na limpeza da pele, tratar espinhas e irritações e até mesmo deixar o seu rosto mais hidratado e renovado, dependendo dos seus ingredientes.

E se você não está disposto a usar as versões industrializadas que vemos com frequência nas redes sociais, saiba que é super possível usar ingredientes caseiros para dar aquela melhorada no visual.

Nos empolgamos com o tema por aqui e fomos direto na fonte para conhecer melhor os benefícios das máscaras faciais, assim como os melhores ingredientes para os cuidados masculinos com a pele. Por isso, conversamos com a médica dermatologista Nandara Paiva, que também nos conta como e quando usá-las. Olha só!

As máscaras garantem benefícios profundos 

Máscaras faciais possuem fórmulas altamente tecnológicas, concentradas e de alta performance. Dessa forma, sua ação é mais intensa e eficaz que a de outros métodos e produtos que já conhecemos, como hidratantes simples e adstringentes. 

“As máscaras faciais têm o benefício de concentrar os ativos, otimizando a penetração na pele”, conta a dermatologista. “Assim, oferecem, por exemplo, maior hidratação, efeito antioxidante, controle de oleosidade ou tratamento de manchas.” 

Como escolher as máscaras certas?

Para conseguir os melhores benefícios para sua pele, é fundamental aplicar a máscara que atenda as características e necessidades do seu rosto. Usar um cosmético qualquer de forma aleatória pode trazer o tal do ‘efeito rebote’, piorando a situação; então, tome cuidado.

“As máscaras são escolhidas segundo seu princípio ativo, direcionando-se a cada necessidade que a pele tenha”, explica Dra. Nandara. “Muitas vezes, a pele oleosa, por exemplo, precisa de hidratação. Mas a escolha deve ser feita com orientação do dermatologista.”

Vale ressaltar mais uma vez que existem diferentes tipos de máscaras para diferentes necessidades. As de tecido, por exemplo, demandam que você deixa o produto sobre o rosto e retire depois de um tempo - geralmente 15 a 20 minutos. Máscaras para enxaguar são aqueles cremes mais concentrados que você aplica sobre o rosto e depois precisa lavar para retirar todo o produto. Já as máscaras “para descascar”, como o nome sugere, são cremes ou géis que formam uma camada adesiva que deve ser retirada após secar — e adeus, cravos!

Máscaras caseiras também são positivas

Mesmo com o avanço acelerado da indústria cosmética, muitas máscaras encontradas nas farmácias ainda têm valor alto para boa parte da população. Sorte a nossa que ingredientes naturais podem ser igualmente eficazes para a saúde da pele.

“Máscaras com ativos naturais são ótima opção quando falamos em custo x benefício”, indica a médica. “Há ativos caseiros seguros e eficazes, como chá de camomila, argila, soja, ácido hialurônico, vitamina C e aveia.”

Para fazer uma máscara caseira de argila, por exemplo, basta misturar a argila em pó com um pouquinho de água. Mexa até conseguir uma consistência que não escorra e então, aplique deixando agir por alguns minutos até a mistura começar a secar. Então, remova com água abundante e aplique um hidratante em seguida.

Apesar dos ótimos benefícios, a máscara facial não pode ser o único cuidado de skincare

Justamente por ser um produto de alta concentração, não se deve abusar da aplicação de máscaras no rosto. O indicado é que seja usado semanalmente, deixando a limpeza e hidratação como rotina diária de cuidados, assim como o uso de shampoo, condicionador, balm para barba e desodorante, por exemplo.

“A máscara facial é somente coadjuvante no trato da derme. O mais importante é manter os cuidados diários”, afirma Dra. Nandara. 

Ah, não se esqueça de sempre cumprir as etapas de limpar, hidratar, proteger a pele, beleza?

Saiba como evitar irritações no uso de máscaras

Para evitar efeito rebote - que é quando o produto ao invés de melhorar, piora a situação da pele - ou irritação, o primeiro passo é escolher a máscara ideal e usá-la somente uma vez por semana.

Aplicar um produto em excesso ou com propriedades opostas às necessidades da sua pele pode gerar problemas. Então, é fundamental redobrar a atenção ao modo de usar indicado no rótulo do produto. E, durante o uso, lembre sempre: “Não deixe a máscara mais tempo que o indicado no rosto, não se exponha ao sol e não aplique produtos ácidos por cima”, finaliza a dermatologista.

Nandara Paiva é médica dermatologista formada pela UERJ e especialista em laser.

Por: Bianca Gancedo



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado