Guia Mano a mano: como escolher o seu perfume masculino

05 de Março

Homem negro sorridente, usando uma blusa de gola alta cinza aplicando perfume Quer entender como escolher seu perfume ideal? Se liga nessas dicas de Mano a Mano!

Escolher o perfume masculino certo é como encontrar a trilha sonora perfeita para a sua vida: ela precisa refletir quem você é, e mesclar de forma harmoniosa com o seu estilo. Sabemos que a jornada até o perfume masculino perfeito pode ser cheio de dúvidas, mas hoje Mano a Mano está aqui para transformar essa busca em uma experiência diferente e cheia de descobertas. 

No post de hoje, vamos entender o caminho para descobrirmos os tipos de perfumes, conhecer os diferentes cheiros e o que faz de cada tão especial! 

Categorias: desvendando os tipos de perfumes

A escolha de um perfume vai além de simplesmente gostar de um aroma. É mais sobre encontrar aquela fragrância que parece ter sido feita sob medida para você, que combina com sua vibe e acompanha os diversos momentos da sua vida. E sabia que o segredo por trás disso tem muito a ver com a concentração de óleos essenciais que tem no perfume? Isso é o que torna cada fragrância única. 

Entender as diferentes categorias de perfumes é como ter um mapa de um tesouro em mãos: ele vai te guiar na busca pelo perfume que mais se identifica com você, seja para usar no dia a dia, seja para ocasiões especiais. 

Vamos ver como cada categoria de perfume masculino tem seu encanto e como podem se encaixar perfeitamente com diferentes estilos e momentos da sua vida: 

  • Parfum: esse é para uma noite elegante em um evento de gala. O Parfum, com sua alta concentração de essências (20% a 30%), é o smoking dos perfumes pois oferece uma presença marcante e duradoura. 
  • Eau de Parfum (EDP): perfeito para você que transita entre o trabalho e os compromissos sociais. O EDP equilibra intensidade (15% a 20% de concentração) e suavidade, pois adapta-se a várias situações do dia a dia. 
  • Eau de Toilette (EDT): como uma roupa que cai bem em todas as ocasiões, o EDT é versátil e ideal para o dia a dia, com uma concentração moderada (5% a 15%) que refresca sem sobrecarga.
  • EAU de Cologne (EDC): leve e revigorante, a colônia é aquele perfume que se usa após um banho refrescante em um dia quente, perfeito para dar uma sensação de limpeza e frescor. 
  • Aftershave: mais do que apenas suavizar a pele após o barbear, o Aftershave adiciona um toque sutil de aroma, preparando você para começar o dia com confiança. 

Famílias olfativas: um mundo de aromas

Chamamos esse grupo de famílias olfativas e entendê-las é o primeiro passo para quem deseja se aventurar no mundo dos perfumes e encontrar aquele que mais combina com a sua personalidade. Abaixo listamos as principais características de cada uma: 

  • Família olfativa dos florais: cheio de aromas de rosas, jasmim e lírios. Perfeita para quem ama a sensação de leveza e natureza.
  • Família olfativa adocicada: com notas de baunilha e chocolate, são fragrâncias aconchegantes para quem adora um toque mais doce na vida. 
  • Família olfativa frutal: vibrante e cheia de vida, traz a frescura de frutas como maçãs e cítricos. Perfeita para quem busca energia e alegria. 
  • Família olfativa dos chipres: mistura sofisticada de terroso e cítrico, é ideal para quem ama perfumes com aromas complexos.
  • Família olfativa linho: aroma limpo e confortável, como roupa de cama limpa, perfeito para quem valoriza a simplicidade e o frescor. 
  • Família olfativa talcada: suave e pura, lembra a sensação de limpeza do talco e é ideal para quem gosta de fragrância discreta.
  • Família olfativa herbal: frescas e naturais, com toques de ervas como lavanda e alecrim, são perfeitas para quem ama o frescor da natureza. 

Notas olfativas: o ponto alto no mundo dos aromas

Continuando nossa viagem pelo mundo das fragrâncias, você já logo de cara é apresentado para as notas olfativas. Elas são divididas em três tipos: 

  1. Notas de cabeça (topo, entrada): é aquela primeira impressão boa que fica, leve e que some rápido, tipo aquele cheirinho cítrico que dá um up na energia. 
  2. Notas de coração (corpo ou meio): são os batimentos, a alma do perfume que vai te contar qual é a daquela fragrância, podendo ser um buquê floral ou uma pegada mais apimentada. 
  3. Notas de fundo (base): essas são o grand finale! Deixam o rastro por onde você passa, trazendo profundidade com um toque de âmbar ou a robustez das madeiras. 

Acordes: harmonia de aromas na fragrância 

Os acordes são um tema importantíssimo. Eles criam harmonias que podem mexer com você de um jeito especial. Cada perfume é composto por diversos acordes, que são combinações de notas que juntas, criam uma essência única. Acompanhe abaixo as mais conhecidas: 

  • Acordes florais: esses reúnem a delicadeza e a beleza das flores, como rosas, jasmins, lírios e outras. Se você é um cara que gosta de leveza e sofisticação, os acordes florais são perfeitos para você. Eles trazem uma sensação de frescor e elegância, perfeitos para os dias ensolarados ou para dar aquele toque especial no seu dia a dia. 
  • Acordes amadeirados: esses acordes reúnem o aroma profundo e reconfortante da madeira. São robustos e trazem notas como cedro, sândalo e vetiver e é ideal para quem busca transmitir força e maturidade. Se você é um cara que quer deixar uma impressão marcante e duradoura, os acordes amadeirados são perfeitos para você. 
  • Acordes orientais: perfeito para explorar mundos exóticos, cheios de mistérios e sensualidade. Combinam com especiarias, âmbar, incenso e baunilha, criando fragrâncias ricas e envolventes. Se você é dos que gostam de perfumes que despertam os sentidos, os acordes orientais vão te fisgar com sua intensidade. 
  • Acordes cítricos: refrescantes e vibrantes! Estes acordes são pura energia em forma de aroma. Trazem frescor de frutas como limão, laranja e grapefruit. Se você busca uma fragrância que te dê ânimo e sensação de limpeza, os acordes cítricos são perfeitos para você começar o dia com o pé direito ou também para revitalizar seu humor durante o dia. 
  • Acordes aquáticos: são lembrados como uma brisa da manhã. Trazem notas que remetem à frescura da água, ao ozônio e à brisa do mar, evocando uma sensação de liberdade e tranquilidade. Se você é apaixonado pelo mar e pelo céu aberto, os acordes aquáticos vão te levar para esses cenários. 
  • Acordes especiados: quentes e estimulantes, estes acordes são feitos de notas como canela, cravo e pimenta. Eles adicionam um toque de calor e exotismo às fragrâncias, perfeitos para quem deseja adicionar um pouco de aventura e ousadia ao seu aroma pessoal. Se você gosta de se destacar ao causar uma primeira impressão, os acordes especiados são a sua cara. 

Experimentação e aplicação do perfume: encontre seu aroma perfeito

Como falamos no início, encontrar o perfume que combina com você é uma verdadeira jornada de autoconhecimento e expressão pessoal. Cada fragrância tem sua história e personalidade, e a magia está em descobrir qual delas se harmoniza perfeitamente com a sua essência. 

Experimentação: o primeiro passo é aplicar um pouquinho do perfume no pulso. Essa é a área ideal porque fica na temperatura ideal com a circulação do sangue, fato que ajuda a liberar todas as camadas da fragrância. Dê um tempo para o perfume entrar na sua pele. Aqui ainda não é hora de cheirar o pulso. Espere uns minutinhos para que as notas de cabeça se assentem e você possa sentir o verdadeiro aroma do perfume. 

Cabe salientar que é importante não ir experimentando um monte de perfume de uma só vez. É óbvio que tal ação vai confundir seu olfato e impedir que você sinta cada aroma individualmente. Uma dica: se você estiver em uma loja, use aqueles papéis próprios para testar perfume, pois assim você pode sentir a fragrância antes de aplicar na sua pele. 

Aplicação: aqui você já escolheu o seu perfume e vai usá-lo no dia a dia. Pense nele como um acessório do seu estilo. É um acessório que não se vê, mas que com certeza é um acessório que se sente. Uma borrifada nos pontos da pulsação (exatamente naqueles lugares onde você sente o coração batendo, como os pulsos, atrás das orelhas e até no peito) é o suficiente para deixar sua marca onde você passar. Também porque esses pontos ajudam a espalhar o perfume cada vez que você se move.

Um pequeno adendo: com perfume, menos é sempre mais. Uma borrifada leve em cada parte citada, já é o suficiente.  

Finalizando este guia, para encontrar o perfume que seja a sua essência você terá que embarcar numa jornada de autoconhecimento e expressão. É como descobrir uma fragrância que combina com sua essência e o acompanha em todas as fases da sua vida. 

Agora faça o seguinte: envie esse post para aquele amigo que vive pedindo seu perfume emprestado? 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado