5 cuidados que você deve ter com o couro cabeludo

17 de Novembro

Couro cabeludo: homem negro careca massageia com shampoo a própria cabeça durante o banho. Saiba mais sobre alguns cuidados que você ter para cuidar do seu couro cabeludo. (Créditos: Getty Images)

Na hora de cuidar do cabelo, poucas pessoas se atentam ao couro cabeludo — mesmo sendo ele o responsável pela formação e crescimento dos fios. E justamente por ser a área em que nascem as madeixas, o couro cabeludo saudável é fundamental para cabelos mais hidratados, fortes e brilhantes.

E aqui a lógica de “vice e versa” se aplica com certeza, ou seja, quando você não cuida do couro cabeludo é bem provável que apareçam diversos problemas, como a coceira e a caspa — o que requer o dobro de cuidados e atenção.

Raiz do cabelo dolorida, sensível ou com manchas também podem ser sinais de que algo não está certo com o couro cabeludo.

Mas afinal, como cuidar, tratar, proteger e fortalecer o couro cabeludo? Produzimos uma matéria a respeito do assunto para te ajudar a cuidar melhor da raiz do cabelo — e como consequência, de todo o cabelo —, o que certamente vai fazer muita diferença no seu dia a dia e na sua autoestima. Confira!

Não esfregue o couro cabelo com força durante o banho

O banho é o ambiente perfeito para relaxar e aproveitar os minutinhos debaixo d'água para cuidar da pele e dos cabelos. O problema é que no automático do dia a dia, várias pessoas acabam esfregando a cabeça com muita força ao lavar.

A fricção dos fios no couro cabeludo sensível pode causar pequenos machucados e casquinhas. E unhas, como você pode imaginar, são quase inimigas nessa hora.

A orientação é que a limpeza e a esfoliação do couro cabeludo seja feita de forma suave e tranquila, com movimentos circulares e lentos, com só um pouco de pressão. A dica que damos é que você perceba se o seu corpo está relaxado ou não durante o processo. Respirar fundo e ir com calma é essencial. A raiz do seu cabelo agradece.

Evite deitar logo após lavar o cabelo

Esse alerta já não é mistério para ninguém, mas é realmente importante levá-lo a sério. Um lugar úmido favorece o surgimento de fungos e bactérias — e esse é um dos motivos para o couro cabeludo ser uma região tão suscetível a desconfortos, inflamações e até mesmo doenças.

A melhor forma de evitar essa situação desagradável é deixando o cabelo secar naturalmente. Nada de bonés, toucas ou qualquer acessório que possa abafar o couro cabeludo. Secador é uma alternativa para quem não tem paciência de esperar a raiz do cabelo secar naturalmente.

No entanto, é indicado evitar o calor excessivo. O ar mais frio, respeitando uma distância de 10 a 15 centímetros, pode ser o ideal. Se, ainda assim, você for usar o secador no modo quente, não esqueça de passar um protetor térmico antes para amenizar possíveis danos.

Tenha uma alimentação rica em nutrientes para manter o cabelo sempre saudável

Alimentos ricos em proteínas e diferentes tipos de vitaminas podem ser tudo o que o seu cabelo anda precisando. Essa reposição de nutrientes também pode ser feita com suplementos específicos para a saúde capilar e do couro cabeludo.

Essa é a maneira mais eficaz de diminuir os fios quebradiços e a queda de cabelo, porque cuida de dentro para fora. Mas ó, fique esperto, os produtos responsáveis pela reposição que citamos acima só podem ser utilizados após prescrição médica, combinado?

Não fique muito tempo sem lavar a cabeça e evite água quente

Algumas pessoas acreditam que lavar o cabelo todos os dias faz mal, e isso é verdade para determinados, como os cabelos cacheados e crespos, que tendem a perder a hidratação natural dos fios com mais facilidade.

O fato é que ficar sem lavar o cabelo por dias seguidos pode trazer diversos danos ao couro cabeludo, estimulando a queda capilar. Experimente lavar a cabeça dia sim, dia não, com produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo e volte para nos contar o que achou nos comentários deste texto.

A lavagem deve ser feita com água fria ou morna porque temperaturas muito elevadas, como já mencionamos aqui, provocam a descamação do couro cabeludo.

Couro cabeludo dolorido: procure um tricologista

Pessoas que sofrem com dores no couro cabeludo, sensibilidade extrema ou até mesmo com a raiz do cabelo descamando, precisam de ajuda profissional. Para ser mais específico, de um tricologista.

A partir de ferramentas específicas, ele consegue fazer uma avaliação completa dos fios de cabelo e do couro cabeludo do paciente. Em sequência, será feita uma orientação determinando o melhor tratamento disponível para solucionar qualquer tipo de problema capilar mais grave. 

Agora que você já sabe como cuidar melhor do seu couro cabeludo, que tal explorar outros artigos sobre cabelos aqui no Mano a Mano? ;)



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado