Cabelo degradê masculino: como fazer em casa?

22 de Setembro

Cabelo degradê masculino: jovem homem asiático, sentado numa cadeira, sorri enquanto um adolescente corta o seu cabelo. O corte degradê, além de muito estiloso, é versátil e pode ser feito de várias maneiras. (Créditos: Getty Images)

O cabelo degradê é mais que uma moda entre os cortes masculinos curtos. Ele virou praticamente um tipo de corte pela praticidade e pela flexibilidade. Afinal, um bom degradê permite vários estilos de cortes curtos, como um repicado por cima, um corte mais executivo - com aquela divisão clássica, dá pra combinar com a barba…

De uma forma simples, o degradê funciona da seguinte maneira: ele começa curto perto do pescoço e o cabelo vai aumentando, gradativamente de tamanho, até chegar no topo. 

Dá pra fazer vários tipos de degradê, um mais curto e um mais longo. Dá até para raspar as laterais do cabelo e depois fazer um pequeno degradê na parte de cima. 

Muitos homens buscam fazer essa parte em casa. Por alguns motivos: primeiro, ao fazer o corte em casa, dá para fazer a manutenção mais vezes, algo muito válido para cortes mais curtos, que envolvam máquinas. 

Depois, porque o degradê pode ir crescendo e quem faz o cabelo degradê masculino em casa vai brincando com o penteado. 

Agora que vem a grande dúvida: é preciso ser um cabeleireiro para fazer um corte degradê masculino em casa? A resposta é não! Com algumas dicas e truques, você consegue manter o corte alinhado, ou fazer a manutenção. Abaixo, o Mano a Mano dá algumas dicas para você.

Tenha uma boa máquina em mãos

A máquina de cortar cabelo, aquela com os famosos números que você sempre ouve no salão de beleza, é fundamental para deixar o corte masculino degradê sempre na régua. 

A máquina faz o trabalho que a tesoura não faz e consegue deixar o cabelo bem curtinho. Do raspado até o número quatro, que é o maior corte sem tesoura, a máquina é fundamental para fazer um degradê, e os próprios números servem pra isso: você consegue se organizar pra fazer a manutenção usando os números, da zero até a quatro.

O bom é que você pode usar a máquina para fazer a barba também e até para depilação corporal. 

Saiba onde quer começar

Um dos segredos do cabelo degradê é a região da cabeça onde a parte mais curta começa. É o que faz toda a diferença e deixa seu corte um pouco mais ousado, mais clássico ou mais suave, até.

Saber onde você quer iniciar seu corte degradê masculino é fundamental para você conseguir fazer ele em casa. Até porque, uma vez que você corta o cabelo, não dá mais pra “descartar”, se é que você entende. 

Por exemplo: você pode começar seu degradê acima da orelha, raspando toda a parte abaixo, e fazer o degradê com os números da máquina até chegar na parte mais comprida do cabelo. Ou você pode começar seu degradê perto do pescoço e apostar num corte mais longo na cabeça.

Uma dica é endo susar uma fita adesiva para delimitar a parte do cabelo que quer cortar mais curto e a parte que quer ir deixando mais.

Use um espelho

Ao fazer o corte masculino degradê em casa, você precisa estar muito atento para não cortar demais ou de menos. Então use o espelho! É fundamental ter um espelho sempre na sua frente, acompanhando cada corte que você faz no cabelo. Funciona do mesmo modo que a barba: o uso do espelho faz você ficar acompanhando e ir ajustando ao vivo o corte.

Fazer o cabelo degradê masculino em casa não precisa ser um bicho de sete cabeças com essas dicas! Você também pode pedir ajuda para um profissional, uma pessoa que esteja contigo vendo você cortar o cabelo, te ajudando.

E, é claro, contar com um cabeleireiro profissional faz toda a diferença, mesmo para você que quer experimentar mais cortes em casa.

Gostou dessas dicas? Siga o Mano a Mano e tenha mais dicas como essas aí na sua tela!



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado