Barba platinada: passo a passo e os cuidados importantes

28 de Setembro

Homem branco em close, com bigode e barba platinada, sorrindo. A barba platinada é uma tendência ousada e impactante para o seu visual. (Créditos: Getty Images)

Seja por uma simples vontade de mudar o visual ou para curtir o Carnaval ou outros momentos festivos, muitos homens decidiram dar uma chacoalhada no estilo e adotar a barba platinada. É importante avisar que esse processo pode ser agressivo, e as peles sensíveis tendem a sofrer ainda mais com a descoloração dos fios – mas calma, com o cuidado certo, a sonhada barba descolorida pode ser possível.

Se você deseja saber o que é recomendável fazer para deixar a barba platinada de um jeito saudável e estiloso, confira nossas dicas!

Invista em uma descoloração profissional, feita por profissionais especializados

Descolorir os pelos significa remover o pigmento responsável pela cor dos fios da barba, a melanina. A descoloração, por si só, implica em eliminar esses pigmentos, mas o impacto não para por aí. Ela também carrega algumas proteínas, nutrientes e água que garantem a firmeza, nutrição e hidratação nos fios, respectivamente. 

Além disso, os fios da barba são mais grossos que os do cabelo, o que requer produtos mais potentes para clareá-los. Por isso, é importante ter cautela e realizar o processo com um especialista ou em um salão de confiança, especialmente se você não tiver experiência no assunto.

Se fizer em casa, fique de olho no tempo de ação do produto e evite queimaduras na pele e a queda ou quebra dos fios

Por terem uso doméstico, os descolorantes e águas oxigenadas encontrados em farmácias são mais adequados para descolorir os pelos corporais, que são mais finos. Como os fios da barba são mais grossos, eles precisam agir por mais tempo na região, o que aumenta o risco de irritações na pele e pode resultar em fios quebradiços e ressecados. 

Fique atento às instruções das embalagens do produto e monitore frequentemente a coloração dos fios. A seguir, nós vamos dar um passo a passo geral para descolorir a barba:

  1. Não lave os pelos faciais antes de começar. A sujeira e a oleosidade acumulada ajudam a proteger os fios da ação do descolorante;
  2. Misture o pó descolorante com a água oxigenada em um pote de plástico. Dê preferência a água oxigenada de volume 20 para não correr o risco da mistura causar irritação ao seu rosto;
  3. Com um pincel de pintar cabelo, aplique a mistura nos pelos do rosto, evitando a raiz. Assim, você diminui as chances de causar irritação na pele;
  4. Monitore e deixe o produto agir até atingir o tom desejado e enxágue com água corrente;
  5. Seque com cuidado e aplique um pouco de óleo de barba para hidratar os fios.

Após a descoloração, tonalize os fios para garantir o efeito platinado

Depois de ter realizado a descoloração dos pelos, talvez seja necessário tonalizar para corrigir o tom amarelado ou alaranjado que tenha resultado desse processo. 

Escolha tonalizantes que indicam em seu nome as cores "cinza" ou "pérola", por terem concentração maior de pigmentos azuis ou violetas, responsáveis por anular o tom amarelo ou laranja dos fios.

Para peles sensíveis, a aplicação do produto não deve aderir na raiz dos pelos

Quem tem a pele sensível deve considerar, em primeiro lugar, se vale a pena encarar esse processo, já que as chances de irritação aumentam. Caso você opte por seguir com o procedimento, tome cuidado e evite o contato direto do descolorante com a sua pele, deixando ele atuar apenas nos fios da barba. 

Uma dica bacana é lembrar-se de fazer a descoloração com a barba sem lavar por pelo menos um dia. Assim, os fios acumulam óleos naturais que os protegem na hora de serem descoloridos. 



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado