Barba feia? 6 razões que podem estar causando essa aparência

20 de Abril

Barba feia: na imagem um homem branco e jovem está em frente ao espelho espalhando creme de barbear por toda a extensão de sua barba. Olhar no espelho e não visualizar a barba desejada pode ser bastante negativo. Confira dicas para sempre se surpreender positivamente com a sua. (Créditos: Getty Images)

Você tem notado um aspecto negativo nos pelos do seu rosto? Alguns fatores têm comprometido o crescimento natural ou causado algumas alterações na sua pele? Tem sentido sua barba feia? A verdade é que os pelos ou cabelos são espelhos e podem refletir a saúde interna do corpo, mas não para por aí.

Por estarem expostos a maior parte do tempo, os fios tendem a sofrer com fatores externos como os raios solares, a poluição, as condições climáticas e diversos outros acontecimentos, que variam nas rotinas de pessoa para pessoa.

E se você procura uma resposta para a aparência insatisfatória da sua barba, calma! Você entenderá mais sobre alguns possíveis motivos e claro, dicas que irão ajudar a devolver para o seu rosto os fios bem cuidados que você merece. Acompanhe!

Barba feia: 6 fatores que podem estar relacionados com a má aparência dos pelos faciais

É bem fácil identificar uma barba feia, né? Olhar-se no espelho ou mexer nos fios e senti-los ressecados, opacos, com queda, falhas, oleosos ou com as temidas descamações comuns das caspas, é realmente terrível.

E quando nota-se o problema, é de se pensar quais fatores podem ter contribuído para a situação triste que a barba se encontra, e isso é realmente muito importante. Avaliar a sua rotina, desde a alimentação até os momentos de cuidar dos fios e ponderar se algo foi feito para proporcionar o temido resultado.

Para te ajudar a identificar possíveis problemas, separamos uma lista de 6 fatores que podem ter contribuído para o atual e negativo visual dos pelos.

1. Alimentação

Como citamos brevemente acima, a alimentação pode sim ser um fator relevante para a saúde da sua barba. Os alimentos ingeridos são responsáveis pela reposição (ou não) de nutrientes necessários para o bom funcionamento de todo o corpo. Com a recorrência de uma má alimentação, é muito possível que estejam faltando vitaminas e proteínas responsáveis pela reestruturação interna da sua pele, cabelo e pelos — que auxiliam diretamente no crescimento e promovem brilho, vitalidade e a força necessária.

Quer saber de alguns alimentos comuns no cardápio que fazem muito bem à barba? Anota aí: ovos, castanhas e nozes, salmão, leite e frutas como a banana, uva e abacate, e legumes e vegetais como a cenoura, batata doce e o espinafre.

2. Higienização

Não é só o corpo que precisa de limpeza, viu? O rosto, muito exposto às mais comuns adversidades do dia a dia, também precisa de cuidado e atenção mais que especial.

Higienizar os fios da barba e investir em uma bela limpeza facial traz mais saúde para toda a pele e pelos, eliminando possíveis microorganismos causadores de alergias e outros problemas. Dar uma lavada no rosto e barba após as refeições, ou após longos períodos na rua, ajuda e muito no cuidado necessário com o rosto.


(Créditos: No Revisions e Unplash)

3. Cuidados com a pele

Outro sinal muito comum de que algo não vai tão bem com o corpo, é a aparência da pele, assim como a exposição aos fatores externos. Pele seca ou muito oleosa podem favorecer o aparecimento de caspas nos pelos faciais ou alguns outros problemas que afetam a saúde da barba.

Tire algum momento para avaliar a derme e identificar as possíveis variações. Pratique a limpeza de pele, hidratação e esfoliação, que ajuda a derme a se regenerar de forma saudável.

4. Produtos apropriados

Se você já pratica as dicas acima mas os fios faciais continuam sem vida, é possível que os produtos relacionados ao cuidado não sejam os ideais. Saiba que existem inúmeras opções de cosméticos que foram pensados exatamente para a manutenção da barba, como shampoos, condicionadores, balms, óleos e outros hidratantes.

Eles são produzidos com agentes especiais para a região do rosto e pelos e com ingredientes específicos para cada tipo de pele, além de não danificarem a saúde da barba como sabonetes ou shampoos comuns para outras áreas.

5. Aparar é essencial

Para que os fios sigam se renovando, é necessário praticar a aparagem de tempos em tempos. Com auxílio de um pente para barba e a tesoura, ou até mesmo o trimmer, os fios tornam-se mais alinhados e tendem a crescer com mais força e vitalidade.

6. Hidratação

Citamos ali em cima a importância da manutenção com a pele, e a hidratação é a principal delas, inclusive para os fios faciais. Com ela, é possível regenerar e devolver a água tão necessária para a saúde, brilho e maciez da barba.

Procure praticar de forma recorrente e balanceada, em conjunto com a hidratação natural do corpo, bebendo muita água e cuidando da alimentação. O resultado é o tão esperado adeus à barba feia!



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado