Barba desenhada: como usar esse estilo

28 de Setembro

Homem negro, jovem, com feições sérias, sardas no nariz, sobrancelhas grossas, cabelo curto e barba desenhada posa para a foto, utilizando uma camisa verde escura em gola V. A barba desenhada tem como característica principal passar a sensação de simplicidade e perfeição. (Créditos: Getty Images)

Em tempos mais recentes, a barba mais simétrica que se aproveita do formato do rosto do homem, tem feito muito sucesso. Ela é conhecida como barba desenhada e é bem delimitada para dar aquela sensação de simplicidade e limpeza. 

Você já se perguntou sobre o que fazer para aderir a esse visual, certo? Por aqui te daremos dicas desse estilo de barba e alguns toques essenciais para mantê-la por mais tempo. Confira! 

A demarcação simétrica é a principal característica da barba desenhada

O diferencial dessa barba se dá pela ideia de algo mais minimalista, pois independentemente do tamanho dos fios, a proposta desse visual é que a barba pareça mesmo com algo desenhado, já que as áreas dos pelos são demarcadas de maneira idêntica. 

Conversamos com o barbeiro profissional Maike Silva, que explica mais a respeito desse estilo. Para ele, a barba desenhada é uma barba bem delimitada, que acompanha os traços do rosto de quem a utiliza, com desenhos retos e simétricos. 

“Depois de uma boa avaliação, principalmente na região da mandíbula e pescoço, é dado início ao processo. São realizados desenhos ou acabamentos contínuos, usando como guia certos estilos de barba desenhada, como a degradê. Também temos estilos pouco usados, que são desenhos e traços que combinam o cabelo com a barba — considerado um visual freestyle”, diz.

A barba desenhada requer que a manutenção seja feita, no máximo, em até uma semana

A gente já deixa avisado que caso você esteja pensando em ter uma barba desenhada, a manutenção vai exigir bastante do seu tempo, ou seja, para uma pessoa muito ocupada, talvez uma barba que não demande tantos cuidados seja a mais indicada. 

Segue mais uma dica do barbeiro Maike: “Como a ideia é manter sempre um visual bem limpinho e definido, o retorno à barbearia precisa ser frequente. O período recomendado para aparar a barba e retocar o acabamento é no mínimo cinco dias, no máximo sete, dependendo do tempo que leva para o crescimento dos pelos”, afirma. 

Além disso, Maike recomenda que o cuidado seja feito apenas em uma barbearia de confiança, pois como se trata de um barbear mais rente, as chances de ocorrer algum erro ao ser feito por um amador são bem grandes. 

Não se esqueça de fazer o uso de produtos para a barba, como shampoo, balm e óleos

Assim como cuidamos do nosso cabelo, a barba também demanda alguns cuidados. Os produtos para esse fim são fáceis de encontrar e são indicados para utilização apenas nos pelos faciais — tal como os de cabelo não podem ser utilizados na barba. 

Maike dá o toque: “Alguns óleos para a barba naturais como óleo de coco e óleo de girassol são ótimos para manter os fios sempre cheirosos e com brilho, além de promover a renovação da pele do rosto. O balm para barba é como um hidratante dos pelos, que se assemelha muito com a função dos condicionadores em nosso cabelo. Existindo até mesmo o shampoo para a barba que possui uma tarefa de higienização do local”, conclui. 

Esses produtos são indicados para qualquer tipo de barba, mas em casos de barbas de tamanho longo, esses cuidados são ainda mais essenciais. 

Maike Silva é barbeiro profissional e atende na barbearia Beauty Style Salão e Barber, localizada em Minas Gerais | Instagram

Por: Yan Rocha



Publicador de Conteúdos e Mídias

mais lidos

Conteúdos Mais Vistos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado